terça-feira, 4 de julho de 2017

Café com Ciência é realizado no Hospital Santa Clara

Dr Alisson Augusto, Dr. Cláudio Rezende Mendonça, Dra. Daniela Falqueto Alvim, Dr. Clovis Arns da Cunha, Dr. Marcelo Simão Ferreira e Dr. Romes Fufino
Aconteceu nessa quarta-feira (28) o Café com Ciência, no Hospital Santa Clara.  O evento trouxe a palestra com o Dr. Clovis Arns da Cunha, infectologista e professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o tema “Racionalização do uso de antimicrobiano na UTI. A importância do antibiótico na primeira hora para sepse”.  A Palestra contou com a presença dos mediadores Dr. Romes Fufino, Dr. Alisson Augusto e Dr. Marcelo Simão Ferreira como moderadores deste evento, que foi um momento muito importante para os especialistas da cidade.
Durante a palestra, Dr. Clovis Arns da Cunha destacou a dificuldade das pessoas em lidar com infecções bacterianas multirresistentes e a participação da população nesse processo. “As infecções por essas bactérias representam grandes desafios, tanto em termos de diagnóstico e de prevenção. A população também deve participar ativamente desse processo de conscientização. Por exemplo, o simples ato de passar álcool nas mãos antes e depois de visitar uma pessoa no hospital faz parte de medidas para evitar que essas bactérias multirresistentes se espalhem pelo hospital”, explica Dr. Romes - membro médico da CCIH do Hospital Santa Clara.
Para o Infectologista e professor na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Dr. Marcelo Simão Ferreira, a palestra foi muito produtiva e com informações relevantes. “Achei a palestra espetacular, uma forma dos colegas se atualizarem em um tema extremamente importante, que é a antibiótico terapia. Foi muito bom receber o Dr.Clóvis que é uma autoridade no assunto”, comentou Dr. Marcelo.
O Coordenador da Unidade de Tratamento Intensiva adulta do Hospital Santa Clara e médico Intensivista, Dr.
Cláudio Rezende Mendonça, destacou a importância de discutir o assunto. “A palestra trouxe essa abordagem importante, cada vez que se usa o antibiótico, deve haver uma preocupação com a emergência de germes resistentes a esses antibióticos. Em relação à sepse, há uma relação dúbia porque tem que usar o antibiótico rápido e sem erros. Quando se racionaliza, continua utilizando o antibiótico certo, mas de forma responsável”, informou Dr. Cláudio.

            Essa edição do Café com Ciência, contou com a organização do Hospital Santa Clara, que além da palestra promoveu um encontro entre os profissionais da área para um bate papo e troca de experiência. “Além de trazer visibilidade para o nosso hospital, a palestra recicla nossos médicos e a equipe de enfermagem na questão do uso adequado dos antibióticos. Agradecemos a presença do Dr. Clovis Arns da Cunha, dos infectologistas: Dr. Romes Fufino, Dr. Alisson Augusto e Dr. Marcelo Simão Ferreira e de todos os profissionais da área da saúde que estiveram presentes nesse evento especial de muito aprendizado”, agradeceu a Diretora Clínica do Hospital Santa Clara, Dra. Daniela Falqueto Alvim.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Café com Ciência é realizado no Hospital Santa Clara
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial