sexta-feira, 16 de junho de 2017

Você sabia que a asma já atinge cerca de 6,4 milhões de brasileiros?

Doença mata cerca de 7 pessoas por dia no país
O frio está chegando e, com ele, chegam também as crises que afetam pessoas com doenças respiratórias, em especial, a asma. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença mata cerca de sete pessoas todos os dias.
            De acordo com a pneumologista do Hospital Santa Clara, Ana Alice Londero dos Santos, a asma é uma doença crônica que normalmente envolve fatores genéticos e acomete de 10 a 12% da população mundial. “Como a asma é uma doença crônica, isso já delimita que ela não tem cura, porém há tratamento. Normalmente os casos são ligados a fatores genéticos, com familiares próximos que tenham a doença,” explica a médica.
            Ana Alice também revela que os principais sintomas surgem na infância e perduram ao longo da vida. “As pessoas que tem asma apresentam sintomas como tosse, chiado no peito e falta de ar. Algumas situações podem agravar o quadro do asmático, como por exemplo, pelos de cachorro ou gato, ácaros e as mudanças de temperatura,” comenta.
            Na maioria dos casos, a médica explica que o asmático tem uma predisposição maior a ter quadros de viroses agravados, que poderiam ser simplesmente resolvidos caso não houvesse a asma. “As pessoas que tem asma costumam sofrer mais quando tem viroses ou quadros que seriam facilmente resolvidos, pelo fato de que já tem a asma e ela agrava ainda mais os sintomas de outras doenças que venham a surgir.”

            O tratamento é realizado por meio de medicações, em especial, as chamadas ‘bombinhas’, que devem ser usadas pelo paciente ao longo da vida. “Infelizmente, como a asma não tem cura, o paciente usa as medicações apenas para controlar os sintomas e ter uma vida melhor. O diagnóstico é feito através de avaliações, em especial, um exame chamado espirometria, que detecta indícios de que aquela pessoa é asmática,” finaliza Ana Alice.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Você sabia que a asma já atinge cerca de 6,4 milhões de brasileiros?
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial