terça-feira, 6 de junho de 2017

Simpósio discute prevenção à infecção hospitalar em Uberlândia

Cerca 100 mil pessoas morrem em decorrência de infecções hospitalares anualmente no Brasil, segundo a Associação Nacional de Biossegurança (Anbio). Para discutir estratégias de prevenção, o Hospital Santa Genoveva realiza, na quarta-feira (7), o 1º Simpósio de Controle de Infecção e Hotelaria Hospitalar, evento gratuito que trata do tema “Cuidado limpo é cuidado seguro”.
Ao longo do dia, acontecem cinco palestras. Entre os convidados, está Juarez Py de Freitas, do Rio Grande do Sul, diretor da Planitrade, representante exclusiva da norte-americana The Ruhof Corporation no Brasil. A empresa é dedicada à pesquisa, desenvolvimento e fabricação de produtos de limpeza enzimática para limpeza e reprocessamento de instrumentos cirúrgicos.
“O especialista foi responsável pela introdução do conceito de descontaminação enzimática no País, bem como pelo lançamento do primeiro detergente enzimático para limpeza de artigos médicos no Brasil, em 1992”, disse Carlos Lobato, CEO do Hospital Santa Genoveva. Juarez Py de Freitas ministra a palestra “A importância do monitoramento da limpeza dos artigos de saúde antes do processo de esterilização ou desinfecção.”
Também participam do evento as profissionais referenciais na área Fernanda Luppi Gaby e Deborah Ferreira Abdou, de São Paulo, além das responsáveis pelo Controle de Infecção e Hotelaria Hospitalar do Hospital Santa Genoveva, Rejane Aparecida de Souza Carrijo e Natália Andrade, respectivamente, que coordenam o evento.

Iniciativa
“Estratégias de prevenção à infecção hospitalar tem sido discutidas mundialmente e o Hospital Santa Genoveva sempre realiza ações a propósito do Dia da Mundial de Higienização das Mãos, em 5 de maio, e no dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar, em 15 de maio. Neste ano, nos empenhamos em ampliar a ação, promovendo um evento que pudesse mobilizar hospitais da região, com objetivo de unirmos forças para unificar ações de Boas Práticas para o Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde”, disse Rejane Carrijo.
Segundo a especialista, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Santa Genoveva, está confirmada a presença de representantes de instituições de Saúde de Araguari, Tupaciguara, Monte Carmelo, Catalão, Uberaba e Ituiutaba, além de Uberlândia, inclusive, de fiscais da Vigilância Sanitária de Uberlândia, profissionais da atenção primária e de enfermeiras da Superintendência Regional de Saúde.

SERVIÇO
O 1º Simpósio de Controle de Infecção e Hotelaria Hospitalar acontece, na quarta-feira (7), das 8h às 17h, no auditório do Hospital Santa Genoveva: Avenida Raulino Cotta Pacheco, 451 – B, Martins (esquina com a avenida Vasconcelos Costa). As inscrições estão encerradas. Informações: 3239-0318.

PROGRAMAÇÃO
8h – Credenciamento

8h30 – “Higiene hospitalar e a importância do ambiente no controle das infecções hospitalares como potencial reservatório de microorganismos”, com Fernanda Luppi Gaby (Diversey Care - São Paulo/SP)

9h45 – Coffee break

10h10 – “O papel da hotelaria no controle das infecções hospitalares”, com Natália Andrade (Hospital Santa Genoveva – Uberlândia/MG)

11h20 – “A importância do monitoramento da limpeza dos artigos de saúde antes do processo de esterilização ou desinfecção”, com Juarez Py de Freitas (Planitrade Ltds / The Ruhof Corporation – Brasil)

12h30 - Almoço

14h – “Se higienizar as mãos é uma tarefa simples, porque tanta dificuldade em seguir essa recomendação?”, com Deborah Ferreira Abdou (Rioquímica - São Paulo/SP)

15h30 – Coffee break

16h – “O papel da CCIH e a segurança do paciente”, com Rejane Aparecida de Souza Carrijo (Hospital Santa Genoveva – Uberlândia/MG)


17h – Encerramento e entrega de certificados  

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Simpósio discute prevenção à infecção hospitalar em Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial