segunda-feira, 12 de junho de 2017

Pediatra Melicégenes Ribeiro recebe homenagem do Hospital Santa Clara

Da esquerda para a direita: Dra. Daniela Falqueto Alvim, Dr. Hermilon Corrêa, Dra. Tânia de Fátima Alves, Ana Paulo Lo Gullo e Dr. Melicégenes Ribeiro Ambrósio
Na noite da última terça-feira (7), o pediatra do Hospital Santa Clara, Dr. Melicégenes Ribeiro Ambrósio, recebeu uma grande homenagem em razão de sua trajetória e por ser um dos percussores da pediatria no hospital. Na ocasião, a placa do berçário que agora leva o nome do médico foi descerrada.
Dr. Melicégenes trabalha no Hospital Santa Clara há mais de 40 anos e é uma das figuras mais admiradas da instituição, mas para ele a homenagem foi inusitada. “Me pegou totalmente de surpresa. Acho que foi muito mais o carinho que a família Santa Clara tem por mim, do que racionalmente eu mereço. Foi uma emoção muito grande receber essa placa de homenagem porque vai ficar perpetuado”, afirmou Dr. Melicégenes.
Esse grande médico foi o primeiro pediatra fixo do Hospital Santa Clara e, portanto, ajudou em toda a estruturação do berçário e participou da vida de muitas pessoas ao longo dos anos. “O compromisso da medicina é com o paciente e aqueles médicos que conseguem ter um ótimo relacionamento com as pessoas vão ser sempre lembrados”, enfatizou Dr. Melicénenes.
Muitos colegas e amigos acompanharam o momento e parabenizaram o pediatra. Segundo a ginecologista e diretora técnica do hospital, Dra. Tânia Alves, o Dr. Melicégenes foi escolhido para receber a homenagem por ser um dos fundadores do Santa Clara e uma pessoa respeitada por todos. “Os médicos do Hospital são unânimes em relação à essa opinião. Ele merece mais do que qualquer um de nós e é um exemplo para todos”, comentou Dra. Tânia.
A coordenadora da UTI Neonatal, Dra. Cláudia Lúcia Carneiro, que trabalha com o médico há quatro décadas, também esteve presente. “Achei essa homenagem extremamente justa pelo tempo e permanência do trabalho do Dr. Melicégenes conosco. Pelo seu espírito empreendedor, generosidade e sua grande competência no trabalho com as crianças. Eu diria que a trajetória de vida dele foi legitimada e reconhecida”, ressaltou.
O mastologista e um dos diretores do Hospital Santa Clara, Dr. Luiz Alessandro de Moraes, falou sobre a personalidade do homenageado. “Nos conhecemos há 25 anos e posso dizer que, sem dúvida, ele merece as nossas homenagens. Foi o pai da pediatria aqui no hospital e colabora muito não só na parte técnica, mas também como parceiro e amigo. Melicégenes está sempre disponível a ajudar e mediar conflitos”, informou Dr. Luiz Alessandro.
Para o ginecologista e um dos membros do Conselho Administrativo do Hospital Santa Clara, Dr. João Thomaz da Costa, a homenagem foi oportuna. “Precisamos homenagear as pessoas quando elas estão ativas, produzindo e envolvidas com a gente. Essa em específico traz muita motivação porque o Dr. Melicégenes é um homem cujo perfil agrega, atrai, ensina e passa a vontade de trabalhar com seriedade, idoneidade e competência”, comentou Dr. João Thomaz.
Um dos fundadores do Hospital Santa Clara, Dr. Hermilon Corrêa, também falou com carinho sobre o pediatra. “Umas das homenagens mais justas que eu presenciei. Conheço desde quando ele entrou nesse hospital. Ele é um grande médico, com diagnóstico preciso, além de ser um excelente amigo”, declarou Dr.Hermilon.
O ortopedista Dr. Roberto Canto comentou sobre a época em que estudaram juntos. “Conheço o Dr. Melicégenes desde os 18 anos, quando fazíamos cursinho em Ribeirão Preto (SP). Inclusive, vim para Uberlândia a convite dele. É um exemplo de pessoa, íntegra, honesta, ética e honrada. É um grande privilégio estar com o Dr. Melicégenes todos esses anos”, lembrou Dr. Roberto Canto.
O ginecologista do Hospital Santa Clara, Dr. Elias Izeth Domingos, compartilha algumas histórias marcantes com o homenageado. “As lembranças do nosso passado são muito boas. Houve uma semana em que viajaram todos os obstetras do hospital e ficaram apenas eu, Dr. Melicégenes, que é pediatra, e um anestesista. Neste tempo, realizamos 42 partos, e ele me ajudou bastante nas cesárias. É uma referência para todos e devo agradecimentos a ele, portanto, é uma homenagem muito justa”, frisou Dr. Elias.

Sobre o médico
Graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), em 1970, Dr. Melicégenes se especializou em pediatria e veio para Uberlândia exercer a profissão. Entrou para o Hospital Santa Clara em 1973 e construiu uma carreira pautada na ética e dedicação aos seus pacientes. Desde então, já atendeu mais de 20 mil crianças.
Além de médico, sempre se envolveu muito na parte administrativa e educacional. Com mestrado em Ciências da Saúde foi professor na Universidade Federal de Uberlândia, nas áreas de Medicina Preventiva e Comunitária e Ética Médica, durante 38 anos. Foi conselheiro do CRM/MG, durante 20 anos. Membro do Conselho Fiscal da Associação Médica de Minas Gerais, do Conselho Consultivo da Unimed de Uberlândia e do Conselho Consultivo da Sociedade Médica de Uberlândia, além de delegado adjunto do CRM/MG na cidade.

No Santa Clara, foi diretor administrativo de junho de 1979 a dezembro de 1983, além de atuar por muitos anos como membro da Comissão de Ética e no Conselho de Administração, onde atualmente é presidente.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Pediatra Melicégenes Ribeiro recebe homenagem do Hospital Santa Clara
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial