quinta-feira, 1 de junho de 2017

Parceria entre Alsol e Tribanco promove uso de energia solar fotovoltaica em MG



Clientes da instituição financeira serão beneficiados com a possibilidade de aluguel de placas fotovoltaicas para redução de gastos com energia elétrica e atuação sustentável
 

Desde o final de março de 2017, o telhado do “Empório São Luiz”, localizado na cidade de Uberlândia (MG), ganhou uma nova finalidade: gerar energia limpa, barata e sustentável. A Alsol Energias Renováveis, empresa acelerada pelo grupo Algar, instalou 72 placas fotovoltaicas no local, cobrindo 130 m² de um espaço antes ocioso. Em 30 dias de operação, houve uma redução de 23% do consumo de energia elétrica da distribuidora local. Dos usuais 10 MWh consumidos, somente 7,7 MWh foram extraídos da rede da concessionária do município.
O modelo utilizado pelo estabelecimento é fruto de uma parceria firmada entre a Alsol e o Tribanco – instituição financeira do Sistema Integrado Martins (SIM). O acordo prevê a locação do sistema fotovoltaico por um período de 10 anos, de tal modo que o resultado final sempre é positivo para o cliente do Tribanco.
A perspectiva de alta adesão e escalabilidade é uma prova do sucesso e potencial da parceria. “Já em 2017, serão instaladas quatro plantas de 1 MW cada no estado de Minas Gerais, que serão usadas para atender a demanda dessa parceria. Isso representa mais de 15% da capacidade instalada atual do estado em geração distribuída”, afirmou Gustavo Malagoli, presidente da Alsol.
A oportunidade foi aproveitada também pela loja de materiais de construção “Pra Casa”, do grupo Badião, na cidade de Araguari (MG). Nesse estabelecimento, o sistema instalado conta com 24 placas fotovoltaicas, responsáveis por 19% de redução do consumo da loja em abril. “Agora, estamos avaliando a possibilidade de expandir ainda mais a instalação, para que possamos reduzir nosso consumo de energia elétrica convencional em cerca de 90%”, afirmou Pedro Magazoni, representante da área de Desenvolvimento de Clientes do Tribanco.
“Estamos sempre buscando formas de inovar nos serviços ofertados aos nossos clientes. Este projeto nos dá a possibilidade de levar a sustentabilidade financeira, ambiental e social ao pequeno e médio varejo. É um marco importante para nós e para o setor”, enfatizou Magazoni.
Geração própria de energia
Desde abril de 2012, o consumidor já é autorizado a gerar sua própria energia e receber o abatimento em sua conta de luz. Apesar disso, ainda existem barreiras financeiras e técnicas para que a possibilidade seja amplamente acessada.
“Para vencer algumas dessas barreiras e atender também os clientes Tribanco é que desenvolvemos o modelo de locação, com contratos entre 10 e 15 anos. Nos casos dos clientes que não possuam área de telhado disponível ou adequada, é possível que as plantas fotovoltaicas sejam instaladas em outras áreas, e sua produção descontada da conta de luz do grupo de clientes”, explicou Malagoli.
No caso do Empório São Luiz, a diferença entre o valor do aluguel do equipamento, e o valor que seria pago à distribuidora de energia elétrica caso não houvesse a utilização dos painéis fotovoltaicos, equivale a uma redução de 13% ao final do mês. Com a bandeira vermelha voltando a ser uma realidade para os consumidores, a redução mensal passa a ser de 16% ao mês.
Segundo Mário Attie, diretor do Tribanco, a parceria com a Alsol faz parte da estratégia do Sistema Integrado Martins de apoiar os varejistas em todas as suas necessidades. “Queremos muito mais que conceder crédito, nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento do varejista. Nossos produtos e serviços procuram atender as principais necessidades dos nossos clientes, esse é nosso diferencial”, conclui.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Parceria entre Alsol e Tribanco promove uso de energia solar fotovoltaica em MG
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial