quinta-feira, 29 de junho de 2017

Oncologista orienta sobre cuidados com a saúde no inverno

Chances de doenças não diminuem nessa época do ano 

Muitas pessoas associam o verão ao alerta para várias doenças, como o câncer de pele, muito em função da exposição maior do corpo ao Sol. No entanto, a importância dos cuidados com a saúde não diminuem em outras estações do ano, principalmente no inverno. É o que alerta o médico oncologista do Centro Oncológico do Triângulo (COT), Dr. Fernando Maciel.
“O frio traz a temporada de infecções respiratórias, daí a importância da vacinação contra a gripe nos meses que o antecedem. Por isso, quem ainda não tomou a vacina deve procurar o médico para se consultar, obter esclarecimentos e avaliar se ainda é possível. Felizmente, o frio na nossa região não é tão rigoroso e é preciso aproveitar as temperaturas amenas para tomar cuidados simples no dia a dia e cuidar bem do seu corpo”, afirmou.
Outra atenção, segundo o oncologista, se remete aos pacientes em tratamento com câncer, uma vez que vários desconfortos podem surgir pela medicação e a falta de alguns cuidados, sobretudo, relacionados à hidratação.
“É fato que alguns medicamentos quimioterápicos podem deixar a pele e as mucosas mais ressecadas e isso tende a se exacerbar com o frio. Manter a pele e os lábios sempre hidratados é fundamental para prevenir rachaduras, coceiras ou até lesões mais dolorosas. Além disso, uma atenção especial deve ser dada a hidratação do organismo, pois o reflexo de sede pode ficar mais inibido e a baixa ingestão de líquidos pode levar ao aumento de efeitos colaterais da quimioterapia, bem como alterações nas funções dos rins, podendo comprometer a continuidade do tratamento”, orientou.
Ainda de acordo com o Dr. Fernando Maciel, diversas medicações têm o potencial de causar formas variadas de neuropatias, que correspondem a alterações sensitivas e/ou motoras em extremidades das mãos e dos pés, sendo intensificadas com a queda das temperaturas. Por isso, é importante mantê-los sempre aquecidos para auxiliar no controle desses desconfortos.


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Oncologista orienta sobre cuidados com a saúde no inverno
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial