quinta-feira, 22 de junho de 2017

Oficinas e workshops movimentam o 4º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu

Cafés especiais, preparação de cervejas artesanais, cursos de gastronomia, vivências musicais são alguns dos temas das oficinas e workshops que serão ministrados. Maioria das oficinas são gratuitas e as vagas são limitadas 

Durante nove dias, a cidade Paracatu será palco de grandes atrações que vão acontecer no 4º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu. O evento terá diversas atividades de 1º a 9 de julho que podem ser aproveitadas pelo público em geral como workshops de cervejas e cafés especiais, oficinas, cursos de gastronomia que serão ofertados pela Carreta Gastronomia Senac, mostras de comidas típicas, dentre outras atrações.
Dentre as atrações que vão acontecer na cidade estão: Workshop de preparação de Cervejas Artesanais, Workshop de Cafés Especiais, Mostra de Queijos, Café da Fidalga, Chef Show e Mini-chef na Praça, Carreta Gastronomia Senac, além da oficina de Vivências Musicais. No dia 5 de julho também vai acontecer uma celebração do pão de queijo, com o Dia Municipal do Pão de Queijo, que é uma receita tradicional na cidade. Todas as oficinas são gratuitas, as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na Casa de Cultura de Paracatu, exceto o Workshop de Preparação de Cervejas Artesanais que o valor da inscrição é R$ 50,00.
Dentre os destaques dessa edição está a Oficina de Práticas Musicais que será ministrada em dois dias. A Oficina será realizada pela oficineira Fabrícia Valle que atua como arte-educadora de percussão em projetos socioculturais. A oficina consiste no exercício de abordar a música através da percussão e do ritmo como sendo forma de expressão humana realizada pelo corpo, através da percepção do mesmo e por meio de objetos cotidianos. O objetivo é desenvolver habilidades musicais e rítmicas, despertar a sensibilidade humana e democratizar o acesso ao fazer musical.

Sobre:
O 4ª Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu é um evento realizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp) e Prefeitura Municipal de Paracatu. O evento tem patrocínio da Kinross, Sebrae, Sesc, Senac, Votorantim Metais, Monsanto, Câmara Municipal de Paracatu e Sicoob Credigerais, e apoio do Sindcomércio, Casa do Empresário, Campo, Valorem, Famag, Academia Corpus, Studio de Dança, Grupo Lene e Upis/DF.

Veja a programação completa das Oficinas e Workshops:
- Workshop de preparação de Cervejas
Data: 2 de julho, 14h -  Fino Malte
Descrição: Será apresentado o método de produção artesanal de cerveja na prática, sendo feito o passo a passo de uma produção caseira para os interessados no assunto. 
*Valor da inscrição R$50,00 no próprio Fino Malte.

- Oficina de Práticas Musicais 
Data: 3 e 4 de julho - 14h
Local: Casa de Cultura
Número de vagas: 25 pessoas
Descrição: A oficina consiste no exercício de abordar a música através da percussão e do ritmo como sendo forma de expressão humana realizada pelo corpo.

-  Carreta Gastronomia Senac 
Data: 04 a 09 de julho
Local: Largo do Rosário
Teremos a carreta de gastronomia na praça do Rosário durante 5 dias com oficinas de preparação de pratos típicos da gastronomia mineira e Paracatuense
Local de inscrições: Casa de Cultura
Vagas disponíveis: 20 vagas para cada curso

- Empório 
Data: 05 a 09 
Local: Largo do Rosário
Estande onde estarão à venda produtos artesanais produzidos em Paracatu e região

- Workshop de cafés especiais 
Data: 5 e 6 de julho, às 9h
Local: Largo do Rosário
Capacitação em preparação de cafés especiais, ministrado pela barista Paula Dulgheroff, proprietária da Mundo Café. 

Pão de queijo e Café na Praça mostra de queijos 
Data: 5 e 6 de julho, 20h - Largo do Rosário
Degustação de café e pão de queijo na praça.
Aberto ao público

- Mini Chef na Praça 
Data: 06 de julho, 20h, Largo do Rosário

- Chef show 
Data: 7 de julho, 20h, Largo do Rosário
 Será uma apresentação em praça pública onde o chef vai preparar um prato na cozinha show montada na praça do Rosário.

- Café da Fidalga 
Data: 09 de julho, às 9h, Largo do Rosário
Café comunitário servido na praça apresentando as quitandas típicas de Paracatu (empada, bolo de Domingo, desmamada e outros).


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Oficinas e workshops movimentam o 4º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial