sexta-feira, 2 de junho de 2017

Brasil é país que mais oferece vacinas no mundo

300 milhões de doses anuais são disponibilizadas à população 

Quando se fala em vacinação, logo vem a mente imagens de crianças fazendo caretas ou correndo dessa atividade. Porém, os inúmeros benefícios que ela traz devem ser considerados pelos pais. Em nosso país, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 milhões de doses são distribuídas todos os anos.
            De acordo com a pediatra do Hospital Santa Clara, Letícia Alves Silva, a vacinação é um dos maiores avanços da medicina e possui vários benefícios. “A vacinação é um dos maiores avanços da medicina e da saúde pública mundial sendo um serviço preventivo que visa estimular o sistema imunológico produzindo anticorpos para proteger o organismo contra inúmeras doenças, virais ou bacterianas”, comenta.
            Além disso, a pediatra explica que as crianças, em especial, devem ser vacinadas e seguir todo o calendário proposto, para evitar doenças. “Todas as crianças devem ser vacinadas, uma vez que o sistema imunológico ao nascimento não está formado, gerando suscetibilidade maior em contrair doenças.”
            Letícia alerta aos pais que nenhuma vacina previne 100% das doenças ou é 100% segura e os pais devem ficar atentos a possíveis efeitos colaterais que elas podem causar. “Algumas crianças podem apresentar efeitos colaterais após algumas vacinas que, geralmente, são raros e leves, tais como, febre, dor e vermelhidão local, porém os benefícios superam os riscos. Muitos pais ainda têm receio em vacinar os filhos, seja por medo das reações e até por fatores religiosos”, comenta Letícia.

            Para os pais que tem algum receio em vacinar os seus filhos, a pediatra explica que todo o processo de vacinação é seguro e as vacinas são avaliadas, antes de irem ao mercado. “É importante frisar que todas as vacinas licenciadas são antes avaliadas e monitoradas pela ANVISA. São indiscutíveis os benefícios da vacinação, pois através dela é possível o controle e até mesmo a erradicação de moléstias além de ser menos dispendioso e mais fácil prevenir uma doença do que trata- lá”,  finaliza a pediatra.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Brasil é país que mais oferece vacinas no mundo
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial