quarta-feira, 10 de maio de 2017

UNA recebe alunos de toda a região para disputa da Olimpíada Brasileira da Informática

A competição acontece nesta sexta-feira (12) no campus Karaíba da UNA em Uberlândia, nos período da manhã e tarde 

Alunos do ensino fundamental, médio e universitário de toda a região se encontrarão na Faculdade UNA Uberlândia para participar de uma atividade que reúne muitos desafios e uma saudável competição tendo como tema a informática. A etapa regional da XIX Olimpíada Brasileira de Informática acontece nesta sexta-feira, 12 de maio, das 9h as 11h e das 15h às 17h no campus Karaíba da UNA, que foi escolhida mais uma vez para sediar a Olimpíada na região.
Esta competição acontece nos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras e tem como objetivo despertar nos alunos o interesse pela ciência da computação, que está presente no cotidiano de toda sociedade. A OBI2017 terá disputas em três modalidades começando pela Iniciação que envolve alunos do Ensino Fundamental nos níveis 1 para quem cursa até sétimo ano e 2 até o nono ano. A modalidade Programação é dividida em três níveis, sendo o Júnior destinado a alunos do ensino fundamental, o nível 1, para alunos até o primeiro ano do Ensino Médio e o 2, para alunos até o terceiro ano do Ensino Médio. Já a modalidade Universitária reúne alunos que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação. Em todas as modalidades os alunos competem individualmente.
Todos os participantes desta olimpíada receberão certificados de participação e os melhores colocados de cada modalidade ganharão medalhas de ouro, prata e bronze e também serão convidados para participar de cursos de programação, de acordo com suas modalidades. Alunos da modalidade Programação no nível 2 que participarem do curso também passarão por uma seleção que irá escolher quatro integrantes para formar a equipe brasileira que disputará a Olimpíada Internacional de Informática, com a participação de equipes de mais de 80 países.
O professor Jean Carlo de Sousa Santos, coordenador dos cursos de Computação, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNA em Uberlândia destaca a importância desta competição. “É uma olimpíada que incentiva o desenvolvimento do raciocínio lógico, da programação e da capacidade de concentração dos alunos desde o ensino fundamental, ensino médio e agora até o ensino superior, fomentando uma continuidade dos estudos da computação nos diversos níveis da educação e não somente no ensino superior. Ao receber esta atividade estamos colaborando com um evento de relevância nacional que oportuniza a sedimentação de habilidades e também de competências essenciais aos nossos futuros alunos e profissionais da computação e também de outras áreas”, ressalta.
            A OBI2017 é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com apoio do CNPQ e coordenação do Instituto de Computação da UNICAMP, tendo como sede regional a UNA em Uberlândia.

A UNA
A UNA assumiu a antiga Faculdade Politécnica, trazendo para Uberlândia e Catalão a postura vibrante e inovadora que garantiu a Una, pelo 6º ano, ser o Melhor Centro Universitário privado de Minas e, pelo 7º ano consecutivo, o Melhor Centro Universitário privado de BH, de acordo com a avaliação do IGC (Índice Geral de Cursos) divulgado pelo Ministério da Educação (INEP/MEC) em mar/2017 – o principal indicador nacional de qualidade do ensino superior no Brasil.
Esta posição como o Melhor Centro Universitário privado de Minas é resultado do compromisso com a sólida formação profissional e humana dos estudantes. A instituição conta com mais de 50 cursos de graduação, entre bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica, sendo que diversos são ranqueados no Guia do Estudante da Editora Abril (com 62 estrelas na edição 2017 do Guia) e no Ranking Universitário Folha de São Paulo – RUF.
A Una é um dos 100 melhores lugares para trabalhar no Brasil, pelo 6º ano consecutivo (2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016), eleitos pelo Instituto GPTW/Revista Época. Em 2015, em pesquisa realizada pelo GPTW, foi eleita também a 2ª melhor empresa para trabalhar em Minas, na categoria “mais de 1.000 funcionários”.

Ao longo dos 55 anos de experiência no ensino superior, comemorados em 20 de outubro, chegou em 2016 há 15 unidades em Minas Gerais, localizadas em Belo Horizonte, Betim, Bom Despacho, Contagem, Divinópolis, Pouso Alegre, Sete Lagoas e Uberlândia, e uma em Catalão em Goiás.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

UNA recebe alunos de toda a região para disputa da Olimpíada Brasileira da Informática
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial