segunda-feira, 15 de maio de 2017

Trupe de Truões se apresenta na África do Sul

A partir da próxima terça-feira, 16, acontece em Cape Town, capital da África do Sul, o 19º Congresso da Associação Internacional de Teatro para Crianças e Jovens - ASSITEJ, e a Trupe de Truões representará o Brasil com o espetáculo “Zapato busca Sapato”, sua primeira produção em parceria internacional com a Cia Mexicana La Máquina de Teatro.
Com o tema "berço da criatividade" o congresso que é realizado a cada três anos, tem como premissa o encontro de todos os membros da ASSITEJ para dialogarem sobre o trabalho desenvolvido a cerca do teatro para crianças e jovens em diferentes partes do planeta. Paulo Merisio, Ricardo Augusto e Ronan Vaz são os membros da Trupe de Truões que representarão o grupo. Mais uma vez o elenco brasileiro se junta ao elenco mexicano de Zapato para apresentarem o espetáculo dentro do festival de artes que abrange uma rica e diversificada produção teatral realizada ao redor do mundo nos últimos anos, com foco especial na África como este “berço”. Nele será apresentada uma visão geral do teatro para crianças e jovens, tal como existe neste momento nas histórias que serão representadas por uma grande variedade de países e continentes.
Além do espetáculo a Trupe também participará da conferência da ITYARN, a Rede Internacional de Pesquisa de Teatro para Crianças e Jovens, uma rede internacional de pesquisa da ASSITEJ Internacional. Paulo Merisio apresentará uma comunicação e Ricardo Augusto um vídeo documentário sobre o processo de criação do espetáculo.
Viabilizado pelo Programa Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-Americanas, o espetáculo ‘Zapato busca Sapato’ surge a partir da parceria entre Trupe de Truões e Cia La Máquina de Teatro (México) com colaboração do dramaturgo, Rogério Manjate (Monçambique). Os três grupos de teatro co-produtores, que se originam em diferentes continentes, procuram dialogar através da peça com crianças e jovens sobre origens, diferenças, solidão e processo de crescimento.

Entre mitos e realidade
A história de ‘Zapato busca Sapato’ começa com o despertar de um pequeno sapato e o reconhecimento de ser diferente, já que nasce sozinho em sua caixa, sem par. A peça entrelaça histórias de aventuras deste objeto à procura do parceiro com histórias de migração, e encontros inesperados cheios de humor e poesia.
No processo criativo deste espetáculo, a investigação começa com a pergunta: o que representa ter um sapato no México? E no Brasil? E em Moçambique? No Brasil, por exemplo, um sapato era símbolo de liberdade para escravos que andavam quase sempre descalços; em Moçambique, meninos e meninas - vítimas de minas terrestres, consequência de uma longa guerra civil, muitas vezes usam apenas um sapato; e no México, crianças indígenas andam descalças.
Trabalhando entre mitos e realidade, entre ficções culturais e verdades – muitas vezes duras – o espetáculo foi idealizado como uma ponte cultural que liga países e povos através de olhos infantis.
A encenação do texto criado por Clarissa Malheiros e Juliana Faesler, em colaboração com os atores, trabalha com os corpos em composição com os objetos, criando personagens exóticos e divertidos, falando em uma linguagem que permite usar termos da língua espanhola com da língua portuguesa misturados, para gerar uma sensação de aldeia global.

Ficha Técnica do espetáculo:
REALIZAÇÃO: Trupe de Truões (BRASIL) e La Máquina de Teatro (MÉXICO)
DIREÇÃO: Clarissa Malheiros
DRAMATURGIA: Clarissa Malheiros e Juliana Faesler, com colaboração de Rogério
Manjate
ELENCO: Amanda Barbosa, Laís Batista, Ricardo Augusto e Ronan Vaz (BRASIL);
Toztli Abril De Dios, Andrés Tena, Esteban Caicedo e Milena Pitombo (MÉXICO);
CENOGRAFIA: Paulo Merisio (BRASIL) e Juliana Faesler (MÉXICO)
ILUMINAÇÃO: Ronan Vaz (BRASIL) e Érika Gómez (México)
BONECOS E OBJETOS: Flávio Arciole (BRASIL) e Toztli Abril de Dios (MÉXICO)
MÚSICA ORIGINAL: Clarissa Malheiros (MÉXICO) e Eduardo Túlio (BRASIL)
FIGURINOS: Juliana Faesler (MÉXICO) e Ronan Vaz (BRASIL)
COREOGRAFIA: Marisol Cal Y Mayor (MÉXICO)
OPERAÇÃO DE LUZ: Thiago Di Guerra

OPERAÇÃO DE SOM: Amanda Aloysa

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Trupe de Truões se apresenta na África do Sul
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial