segunda-feira, 22 de maio de 2017

Semana da Saúde Ocular: conscientização, prevenção e diagnóstico precoce

População poderá ter acesso a exames preliminares para o diagnóstico do Glaucoma
 
26 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, data instituída com o objetivo de ampliar a disseminação de informações à população sobre o Glaucoma, doença considerada silenciosa e principal causa cegueira irreversível no mundo.
Com o objetivo de informar a população sobre os sintomas e consequências do Glaucoma e outras patologias que afetam a saúde visual, realizar exames gratuitos e oferecer o acesso mais facilitado ao diagnóstico e recomendação de tratamento adequado, o ISO Olhos promove a Semana da Saúde Ocular em Uberlândia, de 25 a 28 de maio no Center Shopping.
 “As campanhas têm um papel muito importante para a conscientização da população e triagem daqueles indivíduos suspeitos. Somente o médico oftalmologista é capaz de fazer o diagnóstico preciso”, comenta o Dr. Rafael Lacerda Furlanetto. O glaucoma, por exemplo, é causado pelo aumento da pressão intraocular e o paciente pode não sentir nenhum incômodo ou alteração na visão de início. O paciente pode apenas perceber quando a lesão do nervo óptico progride em estágios mais avançados. Por isso, sem consultar o médico especializado e realizar os exames necessários, é comum não constatar o início da doença.
Durante a edição de 2017 da Semana da Saúde Ocular, serão realizados exames de acuidade visual para testar a capacidade de enxergar de longe e perto das pessoas interessadas e o de tonometria, exame que mede a pressão intraocular. Além disso, os participantes poderão responder ao Teste de Risco de ser Portador do Glaucoma. Não será cobrado nenhum tipo de taxa para participação da ação. Material informativo será distribuído, abordando cuidados necessários, formas de tratamento e medidas preventivas, tanto para o glaucoma quanto para outras doenças oculares.

Prevenção da cegueira
Para cerca 6,5 milhões de pessoas no Brasil a comunicação com o mundo exterior através dos olhos não é possível por conta da deficiência visual, de acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitadas com a realização de exames preventivos e diagnóstico precoce, daí a importância do movimento.
Dentre as principais doenças que podem afetar a visão na fase adulta estão: o glaucoma com cegueira permanente e irreversível, a catarata que pode levar à cegueira e ser reversível por meio da realização de cirurgia e implante de lente intraocular, a degeneração macular que provoca a deterioração da visão central em pessoas com mais de 60 anos e a retinopatia diabética, que é o resultado dos efeitos do diabetes nos vasos sanguíneos da retina e que pode ser revertida a partir da aplicação de injeção intravítrea.

Semana da Saúde Ocular
A Semana da Saúde Ocular é realizada em mais uma etapa do Programa Social Reviver.
O foco das ações de responsabilidade social desse programa é o caráter de prevenção e conscientização para a prevenção da cegueira, além de acesso ao diagnóstico, tratamento precoce e reabilitação visual e com isso minimizar os graves efeitos provocados pela perda da visão.
“Campanhas como esta merecem destaque por disseminar a importância do diagnóstico precoce. O nível de conscientização sobre o glaucoma ainda é baixo e com isso o número de casos de cegueira irreversível causada pela doença continua sendo um crescente ano após ano.”, pontua o oftalmologista Dr. Adriano Silva Neves.
Durante a última edição realizada em 2016, 3 médicos especialistas em Glaucoma estiveram presentes no stand acompanhando os exames e orientando os participantes sobre o glaucoma e cuidados da visão. 38 profissionais do ISO Olhos atenderam em escala de revezamento 2.051 pessoas, sendo que a triagem indicou 135 pessoas, cerca de 6,6% com a pressão do olho alterada.
A expectativa para este ano é superar os números do ano anterior. A equipe de atendimento será reforçada bem como a quantidade de equipamentos para realizações de exames ampliará. Os oftalmologistas e médicos residentes também estarão presentes em horários específicos para conversar com a população e informar sobre as patologias que podem acometer os olhos durante a vida, com orientações importantes, de forma personalizada e incentivando o diagnóstico precoce.   

Agende-se
O quê: Semana da Saúde Ocular

Quando: 25 a 28 de maio, horário de funcionamento do shopping
Onde: Center Shopping – Loja 1281 (corredor Saraiva Mega Store)

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Semana da Saúde Ocular: conscientização, prevenção e diagnóstico precoce
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial