quinta-feira, 4 de maio de 2017

Presidente do Sistema FIEMG lança em Montes Claros o programa "Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Norte de Minas"

Evento será na sexta-feira, na sede da Regional Norte Fiemg
O presidente do Sistema Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Olavo Machado Júnior, vem a Montes Claros na próxima sexta-feira (05/05) para o lançamento do  programa "Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Norte de Minas".
Produzido pela equipe da Fiemg Regional Norte, em parceria com as gerências de Projetos Coletivos para Indústria, Meio Ambiente e Tributária da Fiemg, o programa permite construir uma agenda de convergência única para o desenvolvimento do Norte de Minas e cria oportunidades de apoiar, incentivar e estimular a indústria instalada nesta região, além de apresentar propostas essenciais ao progresso de todos os municípios da região, como ações em infraestrutura e logística, meio ambiente, economia e desenvolvimento social.
O presidente da Regional Norte, Adauto Marques Batista, explica que o desenvolvimento regional é o melhor caminho para reduzir desigualdades e democratizar oportunidades. “Por isso desenvolvemos um relatório que é um raio-x das demandas da região e apresentamos um modelo de desenvolvimento econômico diferenciado que certamente modificará toda a estrutura econômica do Norte de Minas. Para isso, precisamos construir relacionamentos consistentes com entidades de classe, instituições de ensino, poder público e representações políticas da região, visando lutar pela transformação da realidade socioeconômica local”, pontuou ele.
Adauto Marques diz ainda que o relatório tem o intuito de preparar a região Norte de Minas para o futuro, promovendo oportunidade de geração de emprego e renda de maneira sustentável, através de ganhos de competitividade e atração de investimentos, como grandes indústrias.
Foram abordados quatro temas centrais, a partir dos quais foram desenvolvidas ações estratégicas especificas, sendo:

Infraestrutura e Logística – construção de eixos integrados, aproveitando estradas existentes e propondo rotas alternativas, com o objetivo de ligar os modais de transporte, reduzir custos e aumentar a produtividade das rodovias.

Meio Ambiente: simplificar os processos de licenciamento ambiental, garantindo eficácia, objetividade e clareza na regulamentação, criação de novos investimentos e manutenção dos já existentes, com aplicação de normas estáveis e de fácil compreensão e aplicação, além de uma gestão mais eficaz dos recursos hídricos da região.

Ambiência Econômica: promover o desenvolvimento da região de forma diferenciada, tendo a Sudene como ponto focal, além de propor diretrizes para o desenvolvimento do setor energético, que possui grande potencialidade na região.

Desenvolvimento Social: apresenta as condições dos padrões de saúde, educação e segurança da região, propondo ações prioritárias específicas para promover o desenvolvimento social.

O lançamento está marcado para as 10h, de sexta-feira, no auditório da Fiemg Regional Norte O mesmo programa será lançado em outras regiões do Estado, com dados levantados em cada uma delas.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Presidente do Sistema FIEMG lança em Montes Claros o programa "Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Norte de Minas"
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial