quinta-feira, 18 de maio de 2017

Prefeitura de Uberlândia e CDL firmam parceria para oferecer cursos de capacitação

Os adolescentes e jovens de Uberlândia com idade para entrar no mercado de trabalho agora têm mais uma oportunidade na busca por emprego. Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura de Uberlândia e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL) firmaram termo de cooperação voltado para a qualificação e capacitação. A parceria foi celebrada entre o prefeito Odelmo Leão e opresidente da CDL local, Cícero Heraldo Oliveira Novaes, em evento no Centro Administrativo Municipal.
 A iniciativa conjunta – que integra ainda a Fundação de Educação, Cultura, Desenvolvimento Empresarial, Social, Ciência e Tecnologia da CDL e envolve diretamente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) - contempla três frentes na área de capacitação profissional para o primeiro emprego: o oferecimento do Programa Jovem Aprendiz, a oferta de cursos (de gestão empresarial e tecnologia) e a realização de palestras complementares.
 Pelo termo de cooperação, a CDL será responsável por disponibilizar os professores e palestras para as atividades que serão desenvolvidas em equipamentos sociais do Município.  Segundo o prefeito Odelmo Leão, a parceria consolida-se como mais uma política pública de estímulo à qualificação, com foco na inserção e permanência da população no mercado de trabalho. “Vamos retomar, aos poucos, as ofertas dos cursos profissionalizantes. Trabalhamos pelas famílias e os jovens, que devem ser preparados para enfrentar um futuro com dignidade e honra”, afirmou o prefeito, destacando que esta iniciativa dará mais condições de geração de emprego e renda para o povo de Uberlândia.
 Já o presidente da CDL, Cícero Heraldo Novaes, pontuou a importância da cooperação entre o poder público e a entidade privada no intuito de qualificar novos profissionais. “Significa o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pela Fundação da CDL. As pessoas vão chegar ao mercado e precisam estar muito bem preparadas. Como entidade, é importante olharmos o lado social, pois temos um longo caminho”, disse.

Programa Jovem Aprendiz
O curso de Capacitação para o Primeiro Emprego será destinado a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 14 e 16 anos e será ministrado nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) dos bairros Morumbi, Marta Helena, Jardim Célia, Tibery, Luizote de Freitas e no distrito de Tapuirama. Cada núcleo terá ao menos uma turma com até 25 vagas.

Gestão Empresarial e Tecnologia
            Já nas áreas de gestão empresarial e tecnologia, os cursos são de ‘Técnicas de Vendas e Atendimento’, ‘Auxiliar Administrativo’, ‘Auxiliar Financeiro e ‘Excell’. As aulas são para pessoas com idade acima de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social. Serão disponibilizadas 660 vagas, nos Centros de Referência Profissionalizante dos bairros Lagoinha, Luizote de Freitas, Planalto, Campo Alegre e nos Ônibus Itinerantes Meu Ofício. A carga horária varia entre 30 e 80 horas.

Palestras complementares
            As palestras complementares que serão realizadas abordarão temas relacionados aos conteúdos dos cursos profissionalizantes e terão como objetivo preparar ainda mais os participantes para o mercado de trabalho.

Inscrições
 As inscrições dos jovens e adolescentes que têm interesse em participar dos cursos serão abertas a partir de amanhã (18). Os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), das 12h às 17h, de segunda a sexta-feira, para conhecer e participar de um dos cinco cursos profissionalizantes que estarão disponíveis.

 A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Barbosa Marques, salientou a necessidade de fomentar a busca por capacitação. “Temos atuado em prol da capacitação porque acreditamos que é por meio dela que os jovens e adultos terão oportunidades de gerar renda”, acrescentou.
x

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Prefeitura de Uberlândia e CDL firmam parceria para oferecer cursos de capacitação
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial