sábado, 27 de maio de 2017

Os quatro passos para alcançar a saúde financeira

Método foi desenvolvido por um especialista da Fundação Getúlio Vargas
 
Em tempos de crise econômica é ainda mais urgente a necessidade de saber gerenciar e otimizar o dinheiro que está tão escasso. Reconhecer, Registrar, Revisar e Realizar são os pilares de um método que permite alcançar a saúde financeira e realizar sonhos há muito tempo prorrogados por falta de recursos. A metodologia dos 4Rs, como é chamada, foi desenvolvida pelo professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), palestrante e especialista em Finanças, Gestão e Governança, Andriei José Beber.
            Conforme ele explica, a primeira medida é “Reconhecer” a necessidade de assumir as rédeas das finanças pessoais e promover uma profunda reflexão sobre os objetivos financeiros individuais e familiares. Feita essa análise, pode-se avançar para a fase de “Registrar” os gastos que estão sendo realizados. Essa etapa permite avaliar de forma palpável a entrada e saída de dinheiro. Muitos aplicativos estão disponíveis hoje gratuitamente para contribuir nesse controle, como é o caso do GuiaBolso e o MinhasEconomias.
       A partir do reconhecimento da necessidade de uma mudança de postura para garantir a saúde financeira e ciente de para onde cada real está indo, é chegada a hora de “Revisar”. O especialista afirma que é neste estágio que a pessoa vai avaliar como é o seu consumo e os pontos possíveis para economia e otimização. Pesquisar preços antes de comprar, estabelecendo um padrão consciente de consumo ao utilizar o cartão de crédito de forma inteligente são apenas alguns exemplos de benefícios que essa etapa pode oferecer. Não se deve esquecer ainda a identificação de oportunidades de ampliação das receitas.
            O resultado de todo esse processo se dá na quarta etapa do método, o “Realizar”. Sabedor das contas existentes e tomadas as medidas necessárias para garantir a melhor aplicação do dinheiro, é agora que a pessoa vai começar a concretizar seus sonhos, como viagens ou compra de um imóvel, por exemplo. “Quando temos consciência de onde nosso dinheiro está sendo gasto, podemos redefinir prioridades e nos dedicarmos a alcançá-las sem ficarmos endividados”, destaca Beber.

Método dos 4Rs:
Reconhecer as dificuldades relacionadas à vida financeira
Registrar todos os gastos
Revisar o consumo e pontos possíveis de se economizar

Realizar a melhor aplicação do dinheiro
x

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Os quatro passos para alcançar a saúde financeira
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial