quarta-feira, 3 de maio de 2017

Crianças também precisam ser vacinadas contra a influenza

Acontece, até o dia 26 de maio, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza em Uberlândia. Idosos a partir de 60 anos, gestantes, mulheres em situação de pós-parto (até 45 dias), pessoas com comorbidades, professores e profissionais da saúde integram o grupo prioritário da imunização. Ainda que também façam parte desse conjunto, as crianças de 6 meses até menores 5 anos de idade ainda estão com a menor taxa de cobertura vacinal desde o início da ação na cidade. E é por esse motivo que a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do trabalho junto aos pais e responsáveis e os orienta a levar os pequenos às unidades de saúde ainda neste mês
 Do que havia sido planejado pelo Programa de Imunização, menos de cinco mil crianças receberam a dose, o que representa 12,93% de cobertura. “Assim como os idosos, as crianças também são vulneráveis ao influenza, podendo desenvolver alguma complicação em decorrência do vírus. Por isso, estamos trabalhando junto à comunidade e nas unidades de saúde, para que os pais tragam as crianças dentro desta faixa etária para receber a dose”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira. O objetivo da secretaria é vacinarcerca de 38 mil meninos e meninas que estejam nessa faixa etária.

Dia ‘D’ 
A vacinação começou no dia 17 de abril e em pouco mais de 10 dias do início campanha, foram imunizadas aproximadamente 32 mil pessoas em Uberlândia. O ‘Dia D da Vacinação’ acontecerá no dia 13 de do próximo mês. A imunização dos grupos prioritários é para evitar as complicações decorrentes das infecções causadas pelvírus da Influenza.A dose é trivalente e protege contra três tipos de Influenza: ‘A’ (H1N1), ‘A’ (H3N2) e ‘B’. No ano passado, foram notificados 61 casos de Influenza em Uberlândia, com 19 óbitos.
            A imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), sempre das 7h30 às 16h30. Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), exceto as dos bairros São Jorge e Morumbi, o horário de vacinação é das 8h às 20h.


Saiba quem pode participar da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza: 
até 26 de maio
 Grupo prioritário
- Idosos a partir dos 60 anos;
- Crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos;
- Pessoas com comorbidades;
- Gestantes;
- Mulheres pós-parto até 45 dias;
- Professores;
- Profissionais da saúde;

Documentos necessários para receber a dose: além do documento pessoal e cartão de vacina, é necessário: 
 - Gestantes: cartão da gestante;
-Pós-parto até 45 dias: documento que comprove a gestação (cartão da gestante ou certidão de nascimento do filho);
-Professores e profissionais da saúde (documento que comprove vínculo profissional)
 Locais de vacinação
 - UBSF e UBS (7h30 às 16h30)
- UAIs (8h às 20h) *exceto São Jorge e  Morumbi
Meta
Vacinarno mínimo, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação
Contraindicações
 Pessoas com alergia comprovada a ovo e seus derivados não devem receber a vacina.
Quem está com imunodepressão, natural ou medicamentosa, deve receber orientação específica do próprio médico.

Vacine-se!
O quê: vacinação contra Influenza em Uberlândia
Quando: até 26 de maio
Onde: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), 7h30 às 16h30, bem como Unidades de Atendimento Integrado (UAI), exceto as dos bairros São Jorge e Morumbi, das 8h às 20h 


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Crianças também precisam ser vacinadas contra a influenza
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial