terça-feira, 23 de maio de 2017

‘CineOLHAR’ está oferecendo prática em Cinema a 120 alunos de Uberlândia

Depois de prontos, os filmes serão exibidos em uma Mostra Itinerante. 
Gostar de Cinema é fácil demais, mas saber fazer um filme exige conhecimento, tempo, dedicação e um tanto de outras coisas que estão sendo oferecidas gratuitamente a 120 alunos da periferia de Uberlândia. E mais do que teoria, eles estão aprendendo na prática como funcionam todas as etapas da produção de um filme: criação, pré-produção, pós-produção e até mesmo a distribuição.
‘CineOLHAR’ é o nome do projeto que está criando oportunidade para esta vivência ímpar voltada para jovens de 08 a 14 anos de idade. Eles se reúnem todas as segundas, terças e quintas-feiras na sede do Programa Transforma que fica no Clube Cesag, bairro Alvorada, para, juntos, desenvolverem as histórias que serão apresentadas em uma Mostra Itinerante que irá circular em escolas da cidade no segundo semestre do ano.
De acordo com a cineasta, Aline Miguel, que coordena as atividades do Projeto, as turmas já têm um filme gravado. A ideia é ter cerca de 12 filmes para apresentar na Mostra Itinerante. Mas isso vai depender do desenvolvimento dos participantes. “Eles fazem tudo, desde o levantamento e discussão de ideias para criação de roteiros, divisão de funções, cenário e figurinos, gravações, edições, e até mesmo a distribuição do filme será pensada por eles: como construir a Mostra; como fazer os filmes serem vistos...”, enumera Miguel.

1ª workshop acontece nesta quinta-feira (25/05)
E para tanto trabalho, os participantes do CineOLHAR contarão também com dez workshops com profissionais da área. O primeiro deles terá como tema “Cinema para Jovens” e vai acontecer no próximo dia 25 de Maio das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h, ministrado pelo cineasta Guilherme Lopes. “Ele vai falar aos alunos sobre as diferentes linguagens cinematográficas e trazer experiências de profissionais renomados”, detalha a coordenadora do Projeto, que é realizado em parceria com Programa Transforma e patrocinado pelo Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Governo de Minas.

Sobre o Instituto Algar

Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar e uma atuação em três dimensões: social, ambiental e cultural. Os programas sociais chegam a 25 cidades, 102 escolas parceiras, 8.020 mil alunos beneficiados, 225 educadores envolvidos e a participação voluntária de 1.150 associados da Algar.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

‘CineOLHAR’ está oferecendo prática em Cinema a 120 alunos de Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial