quinta-feira, 20 de abril de 2017

Parceria entre Algar Ventures e Unitecne visa estimular a inovação e o desenvolvimento de novos negócios

Além do espaço inaugurado dia 12/4 no polo Uberlândia, participantes do Programa de Incubação receberão mentorias dos executivos do Grupo
 A Unidade de Tecnologia e Negócios da Uniube (Unitecne) e o grupo Algar uniram forças para estimular a inovação e o empreendedorismo na universidade. O “Innovation Space: inovação e desenvolvimento de negócios”, inaugurado na última quarta-feira (12) na Universidade de Uberaba (Uniube), polo Uberlândia, visa gerar aproximação e interação entre executivos e alunos, por meio de ações promovidas pela Algar Ventures - braço de corporate venture capital do grupo, que identifica empreendedores e parceiros com negócios inovadores e soluções disruptivas.
            Além do espaço, os participantes do Programa de Incubação poderão fazer visitas técnicas nas empresas do Grupo para receberem mentorias de executivos, promovendo uma ponte entre os empreendedores e o mundo corporativo. Está prevista, ainda, a realização da 3ª edição do Concurso de Planos de Negócios Inovadores em Uberlândia, com foco em projetos submetidos a partir de problemas e desafios propostos pelo grupo Algar.
            O vice-presidente de Estratégia e Inovação do grupo Algar, Clau Sganzerla, explicou que o intuito da Algar Ventures é expandir seu envolvimento com a sociedade por meio de parcerias, para engajar o ecossistema em áreas de interesse para o grupo. “É muito positivo ver a convergência entre o mundo empresarial e o acadêmico. Momentos como este são raros, no principalmente no Brasil. Temos uma grande expectativa de encontrar novas oportunidades de investimento na Uniube e atrair mais parceiros”, ressaltou o executivo.  
            O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Uniube, André Luís Teixeira Fernandes, mostrou os resultados obtidos até agora pela Unitecne e as áreas de atuação da incubadora. “É um orgulho muito grande fazer parte desse projeto e faremos de tudo para que seja um sucesso para os alunos e para sociedade”.

Empresas e universidades
Antes da inauguração do espaço, foi realizado um painel sobre tradição e inovação, que teve como mediador o empreendedor e especialista em inovação, Gabriel Ferreira. O presidente do Conselho de Administração do grupo Algar, Luiz Alberto Garcia, e o reitor da Uniube, Marcelo Palmério, falaram sobre a importância de empreender e os desafios de inovar mantendo a tradição. Eles também comentaram sobre a importante relação entre universidades e empresas em prol do desenvolvimento do país.
            Para o reitor da Uniube, Marcelo Palmério, o papel da universidade é organizar parcerias para que os estudantes, com o suporte técnico e administrativo da instituição, utilizem seu conhecimento para desenvolver projetos e gerar produtos. “A universidade não é produtora de bens. Ela reúne inteligência. E essa inteligência reunida, se for provocada por meio de parcerias como esta, com certeza poderá contribuir e muito com o desenvolvimento da região e do país”, complementou.
            Luiz Alberto Garcia confirmou a afirmação de Palmério. “A função da universidade é preparar cidadãos para o futuro”, comentou Garcia. O empresário acrescentou que o core business tende a desaparecer, ao passo que o core competence será formado pelos jovens que hoje são universitários. “Nós estamos aprendendo como administrar os jovens talentos, que possuem extrema vontade de crescer e são pontos fora da curva”.
            Garcia também lembrou que, até pouco tempo atrás, existia uma separação muito grande entre as universidades e as empresas. “Eu tenho notado que elas têm se aproximado e fico feliz por isso, pois é dessa aproximação que vão surgir as inovações e o conhecimento para o dia a dia”, concluiu.

Sobre a Algar Ventures
Por meio da Algar Ventures, o grupo participa ativamente do ecossistema de inovação, com o intuito de identificar empreendedores e parceiros com negócios inovadores e soluções disruptivas para investimentos. A Algar Ventures desenvolve um programa de aceleração de startups, em parceria com a Endeavor, investe em fundos de venture capital (é cotista no fundo de venture capital BR Startups, em conjunto com Microsoft, Monsanto, Banco Votorantim e outras grandes corporações), além de investir diretamente em empresas iniciantes e disruptivas.

Sobre o grupo Algar

A Algar é um grupo empreendedor, 100% brasileiro, fundado em 1930 e com atuação em todo território nacional, Argentina, México, Colômbia e Chile. No grupo, trabalham cerca de 23 mil associados servindo quase 2 milhões de clientes com soluções em TIC, Agro, Serviço e Turismo.
x

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Parceria entre Algar Ventures e Unitecne visa estimular a inovação e o desenvolvimento de novos negócios
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial