segunda-feira, 3 de abril de 2017

Dia Mundial da Saúde: Palestra discute os indícios da depressão

Dor de barriga, nas têmporas, nas costas. Pesquisadores já comprovaram que dores no corpo podem ser os primeiros sinais da depressão, antes mesmo que a pessoa seja dominada por uma tristeza profunda ou perca o interesse pelo mundo exterior. Entre 1990 e 2013, o número de pessoas sofrendo de depressão e ansiedade aumentou quase 50%, passando de 416 milhões para 615 milhões, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Por isso, a depressão é tema da campanha da entidade para o Dia Mundial da Saúde (7) neste ano, intitulada “Let’s talk”. Para contribuir para a prevenção da doença, a Mer Care e a Unicred promovem, na quinta-feira (6), a palestra “Investigando a Depressão: como identificar os primeiros sinais da doença?”, sobre os indícios da depressão para diagnóstico precoce, o que pode contribuir para a prevenção ou tratamento de doenças crônicas. O evento é gratuito.
Durante o evento, a psicóloga cooperada da Unicred e especialista em problemas como ansiedade, estresse e depressão, Ludmila Ribeiro, e o psicólogo da equipe multidisciplinar da Med Care, Evaldo Nunes, vão evidenciar não apenas os sinais emocionais, mas também os sintomas físicos que acompanham o fenômeno bioquímico. “Segundo pesquisa desenvolvida no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, cerca de 60% dos casos da doença são associados a males orgânicos, a maioria deles acompanhada de dor”, afirmou Evaldo Nunes.
Os circuitos que a depressão ativa são íntimos de regiões do sistema nervoso, inclusive o autônomo, que comanda o funcionamento dos órgãos. “Por isso, a depressão está relacionada a doenças crônicas, e de forma bidireional, ou seja, tanto pessoas com doença crônica têm mais propensão a vivenciar depressão, quando pessoas que já têm depressão estão mais predispostos a desenvolver doenças crônicas. Daí a importância de conhecer os sinais”, afirmou Maruzza Cerchi.


SERVIÇO: A Palestra “Investigando a Depressão: como identificar os primeiros sinais da doença” acontece na quinta-feira (06), às 19h, na UNIPAC (rua Barão de Camargos, 695, Centro) – sala 11. A entrada é gratuita e a participação vai ser certificada. Informações: 3255-1415. 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Dia Mundial da Saúde: Palestra discute os indícios da depressão
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial