quinta-feira, 2 de março de 2017

Espaço Criar abre vagas gratuitas para grupo de estudos sobre maternidade



Atividades terão início no Mês da Mulher.

‘A História, o parir e suas representações’ é um grupo de estudos que surgiu em Uberlândia há cerca de um ano com a intenção de pesquisar a maternidade sob um olhar mais ampliado e consciente.
Coordenado pela professora de Artes Visuais e doutoranda em História da Universidade Federal de Uberlândia, Clarissa Borges, e pela psicóloga e coordenadora do Espaço Criar, Maria Augusta Silvestre, em 2016, o Grupo refletiu sobre questões ligadas à maternidade tendo como suporte filmes, vídeos, textos e blogs.
Entre as obras de destaque, estiveram: ‘O Nascimento da Medicina Social e O Nascimento do Hospital’ do filósofo Michel Foucault; ‘Segundo Sexo’ (capítulo Mãe) de Simone Beauvoir; ‘O mito do Amor Materno’ de Elizabeth Badinter; ‘Home Truths: Photography and motherhood’ de Susan Bright; ‘Kinderwunsch’ de Ana Casas Broda; e o filme ‘O Anticristo’ de Lars Von Trier. 
“Para 2017, o Grupo de Estudos planeja intercalar, em seus encontros quinzenais, provocações de Marie Langer encontradas na obra ‘Maternidade e Sexo’, além de estudar autores que abordam aspectos emocionais da maternidade em produções visuais e culturais, filmes, vídeos, canais do Youtube e blogs”, adianta Clarissa Borges.
Contudo, a grande novidade para o este ano é que o estudo - que antes estava restrito a um pequeno número de pessoas – será ampliado através de 15 novas vagas para aqueles que queiram também participar e compartilhar sobre o assunto.
“Nesse grupo, buscamos falar sobre aspectos reais da maternidade que, às vezes, ficam preteridos em função de um ideal que já não representa todas as mulheres na contemporaneidade”, pontua a psicóloga, Maria Augusta Silvestre.
Não há pré-requisito algum para participação no Grupo de Estudos. Interessados devem entrar em contato o quanto antes pelo email espacocriaruberlandia@gmail.com ou pelo telefone: 34 9.9218-1861, pois as atividades terão início no dia 09 de Março, das 14h30 às 16h30.
Confira as datas dos encontros previstos para este 1º semestre: 09/03; 23/03; 06/04; 20/04; 04/05; 18/05; 01/06; 29/06/17, sempre no mesmo horário.

Serviço:
O quê: Grupo de Estudos ‘A História, o parir e suas representações’
Quando: quinzenalmente
Onde: Espaço Criar – Rua Johen Carneiro, 367 – Lídice – Uberlândia (MG)
Inscrições gratuitas para 15 vagas.
Como se inscrever: espacocriaruberlandia@gmail.com ou pelo telefone 34 9.9218-1861

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Espaço Criar abre vagas gratuitas para grupo de estudos sobre maternidade
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial