quinta-feira, 23 de março de 2017

Câncer de colo do útero mata uma brasileira a cada 90 minutos

O câncer de colo uterino é um tumor que atinge a porção inferior do útero, conhecido como colo ou cérvix. No mundo, é o segundo tipo de câncer mais comum nas mulheres, só perdendo para o de mama. Já no Brasil, segundo o Instituo Nacional do Câncer (INCA), esse tipo de câncer ocupa o terceiro lugar entre os cânceres femininos mais comuns. E ainda outro dado alarmante: mais de 5 mil mulheres morrem por ano por causa desse dessa doença, totalizando uma morte a cada 90 minutos.
Segundo a ginecologista do Hospital Santa Clara, Dra. Leandra Régis Rodrigues, esse tipo de câncer está associado a presença de um vírus chamado HPV (papiloma vírus humano). Leandra ainda afirma que “a maioria dos casos de câncer de colo do útero estão associados ao início da atividade sexual precoce, ter múltiplos parceiros sem a devida proteção e alguns fatores socioculturais, como falta de acompanhamento ginecológico e má higienização”.
O que muitas pessoas não sabem, é que o câncer de colo do útero pode ser prevenido. De acordo com a ginecologista, para quem tem a vida sexual ativa, é necessário cuidar da saúde íntima. “Fazer o acompanhamento ginecológico regularmente e o exame Papanicolau pelo menos uma vez ao ano é fundamental. Além disso, tratar de lesões aparentemente pequenas antes que elas se tornem feridas cancerígenas também previnem o a doença”, explica Leandra.

Atualmente, já é possível se precaver ainda mais cedo contra o vírus HPV através de uma vacina, que pode sertomada no posto de saúde ou em clínicas particulares. A vacina pode ser tomada por homens e mulheres de 9 a 26 anos que ainda não tenham iniciado sua vida sexual. Quem já tem atividade sexual também está liberado para tomar a vacina, independentemente da idade.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Câncer de colo do útero mata uma brasileira a cada 90 minutos
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial