quinta-feira, 16 de março de 2017

Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre chega à 12ª edição

Revista homenageia médico que realizou 20 mil partos, Dr. Hermilon Correa 

Uma revista que conta a história da cidade. Trata-se do Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre, que na próxima terça-feira, 21 de março, chega à sua 12a edição. A publicação tem patrocínio da Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O projeto foi idealizado pelo jornalista e publicitário Celso Machado e tem como proponente Paulo Henrique Petri.
Lançada em 2006, o Almanaque tradicionalmente destaca pessoas e empresas que contribuíram para escrever a história de Uberlândia. Dessa vez, o homenageado principal é o médico obstetra Hermilon Correa, que em sua atividade profissional afirma ter feito mais de 20 mil partos.
Natural de Sacramento, ele formou-se em medicina no Rio de Janeiro e veio para Uberlândia na década de 1950. Com uma memória privilegiada, ele conta fatos relacionados à sua carreira, aos hospitais que ajudou a fundar e também à vida de médico do interior, sua grande vocação.
O Almanaque traz na capa uma homenagem a um dos hábitos mais arraigados dos uberlandenses, os bares com mesas nas calçadas, que reúnem dezenas de amigos para os famosos happy hours. Ela foi ilustrada com uma xilogravura de Elaine Corsi, que retrata essa famosa cena do cotidiano local. Na matéria que trata do tema, o destaque foi para o famoso (e saudoso) bar Kabata.
Outros temas destacados no Almanaque são a enchente de 1986, que transformou a avenida Rondon Pacheco em um rio e inundou o Praia Clube; o projeto arquitetônico do Fórum Abelardo Pena; os bailes de debutantes no clássico Uberlândia Clube; os estudos para a construção da capital federal, que poderia ter sido em Uberlândia e o perfil do técnico Cuca, treinador campeão pelo Palmeiras, que começou sua carreira no Uberlandia Esporte Clube .
“Todas as matérias ajudam a entender um pouco mais a história da cidade, matar saudades de outros tempos e ainda estimular o sentimento de pertença no uberlandense”, diz o idealizador do Almanaque, Celso Machado. “Outra vantagem é que o Almanaque é uma revista que depois de lida, vira uma bonita coleção sobre a história da nossa Uberlândia”, completa.
A equipe do Almanaque é formada pelos jornalistas Núbia Mota e Carlos Guimarães Coelho; e pelos historiadores Júlio César de Oliveira, Antônio Pereira, Oscar Virgílio e Jane de Fátima Silva Rodrigues.

AGENDE-SE
O que: lançamento da 12a edição do Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre
Dia: 21 de março de 2017 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Clube Cajubá
Evento restrito para convidados


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre chega à 12ª edição
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial