segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Femec apresentará inovações tecnológicas da indústria de máquinas para aumento da produção agrícola

Mailson da Nóbrega fará palestra na abertura da feira que reunirá as principais marcas da indústria de máquinas, equipamentos, implementos, sementes, fertilizantes e veículos, de 22 a 25 de março de 2017, no Parque de Exposições Camaru 

O Sindicato Rural de Uberlândia realizará a próxima edição da Femec – Feira do Agronegócio Mineiro, de 22 a 25 de março de 2017, das 8h00 às 20h00, no Parque de Exposições Camaru. O principal foco do evento é a apresentação e comercialização de lançamentos de maquinário destinado ao aumento da produção agropecuária. A palestra do economista e ex-ministro da Fazenda (1988/1990) Mailson da Nóbrega marcará a abertura oficial, na quarta-feira, dia 22 de março, às 10h00. O evento que oferece entrada e estacionamento gratuitos está consolidado no calendário nacional e deve receber mais de 40 mil visitantes em sua 6ª edição.
A perspectiva de recorde de produção nesta safra anima produtores rurais brasileiros que vislumbram a possibilidade de renovarem os parques de máquinas agrícolas este ano nas propriedades rurais. De acordo com Pedro Estevão Bastos, presidente da CSMIA - Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, associados estimam que em 2017 as vendas devam ser 15% maiores quando comparadas a 2016. “As vendas neste início de ano estão maiores em relação ao mesmo período no ano passado, os desembolsos de financiamentos de máquinas agrícolas pelo Moderfrota cresceram 30%”, afirma o presidente. “A base de comparação de 2016 é muito baixa, em janeiro do ano passado a confiança do agricultor em fazer investimentos era muito pequena devido às turbulências políticas do período”, revela.
A Femec reúne em um mesmo espaço diferentes marcas de máquinas agrícolas como tratores, plantadeiras, colheitadeiras, pulverizadores, equipamentos para produção de leite como ordenhadeiras, vagões e resfriadores, implementos para preparo de solo, produção de silagem, além de veículos utilitários e de passeio, entre outros insumos como sementes e fertilizantes. O formato do evento permite que o produtor rural faça comparações entre marcas e modelos para que defina seus investimentos com o melhor preço e condições de pagamento. As empresas expositoras praticam em Uberlândia as mesmas tabelas e prazos oferecidos em outras feiras do Brasil.
Pela primeira vez a Femec acontecerá de quarta-feira a sábado, visando atrair um número ainda maior de produtores rurais. A expectativa da organização é que os números do evento em Uberlândia acompanhem o cenário nacional. Para o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Fonseca, o anúncio de liberação de R$ 12 bilhões para o pré-custeio agrícola pelo Banco do Brasil para a safra 2017/18 deve animar produtores. “Durante o evento, as instituições financeiras que mantém relacionamento com agricultores trabalham para garantir o acesso às linhas de financiamento disponíveis para a atividade”, ressalta.
A Femec apresentará também alterações no layout da área de estandes para facilitar a circulação de visitantes. A ideia é reunir as empresas de sementes em um mesmo setor. Do mesmo modo, representantes de máquinas agrícolas e de veículos ficarão em locais específicos. Esta distribuição facilitará a circulação do visitante que poderá visualizar todas as empresas de um segmento em um mesmo local. O evento terá ainda outras atividades relacionadas à produção agropecuária gerando oportunidade de investimentos em genética de sementes, bovinos, equinos, além de capacitação gratuita.

Campos Demonstrativos – insumos e sementes de soja e milho
O primeiro setor do parque a rebeber cuidados para a Femec foi o local de plantio dos Campos Demonstrativos. A área de 10 mil metros quadrados foi preparada ainda em novembro de 2016 e será ocupada por expositores que apresentarão híbridos de milho e cultivares de soja, além de insumos, como defensivos e fertilizantes. O local foi gradeado, subsolados, nivelado e adubado com 30 toneladas de esterco bovino, 400 kg de map e 300 kg de cloreto potássio.

Prova Tambor Solidário
A Associação dos Cavaleiros do Camaru (ACC) promoverá no dia 25 de março, durante a Femec 2017, a 1ª Prova Tambor Solidário ACC Sindicato Rural de Uberlândia. A competição acontecerá na pista de areia do parque Camaru, a partir das 10 horas.  O evento visa arrecadar recursos para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). A competição deve receber cerca de 200 inscrições nas categorias feminino, aberta, mirim (para crianças de até 13 anos), jovem (para competidores com até 18 anos) e teste horse (modalidade para teste de pista). A organização reverterá todo o valor das inscrições para a entidade. Para participar, interessados podem se inscrever antecipadamente pelo sitewww.accuberlandia.com.br e enviar o comprovante de pagamento por email acc@accuberlandia.com.br ou no dia do evento.

Expoinel
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) confirmou a realização da Expoinel durante a Femec 2017, em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia. A Exposição Especializada da Raça Nelore é homologada pela ACNB e contará pontos para o ranking nacional. A pesagem dos animais será feita no dia 23 de março e os julgamentos acontecerão nos dias 24 e 25. Expositores de todo o Brasil estão sendo convidados.

Pró-genética
A feira de touros e matrizes do programa Pró-Genética/Pró Fêmeas será realizada pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Emater-MG, Sindicato Rural de Uberlândia e demais associações de raças bovinas, nos dias 22, 23 e 24 de março durante a Femec. Nesta modalidade de comercialização a negociação é feita diretamente entre criador e comprador. A feira reúne animais PO (Puro de Origem) com ascendentes registrados pelas respectivas associações das raças. O objetivo do programa é disponibilizar reprodutores e matrizes que possibilitem a melhoria da qualidade do rebanho bovino, facilitando o acesso de agricultores a touros com alto padrão genético por meio de linhas de crédito específicas, com orientações da Emater-Mg. No pró-Genética o comprador leva o touro na hora, sem burocracias e com todas as facilidades que a feira oferece.

Feirão Cavalos e Cia
A 3ª edição do Feirão Cavalos e Cia será realizada em 2017 durante a Femec. O evento foi sucesso em 2014 e 2015 e neste ano promete oferecer bons negócios. Nos quatro dias de feira serão ofertados 16 animais prontos para trabalho e lazer, das raças Quarto de Milha e Mangalarga. A modalidade permite negociação direta entre vendedor e comprador, sem pagamento de comissão e com possibilidade de parcelamento. Os animais estarão disponíveis para apreciação e teste nas baias do Tatersal de Elite do parque.

Palestras

O programa de palestras da Femec é um dos momentos mais esperados pelo produtor rural que visita a feira. Cursos e clínicas tecnológicas nas áreas de agricultura, bovinocultura, processamento de alimentos, gestão, legislação, entre outros, serão oferecidos gratuitamente para visitantes. Informações em breve estarão no site www.femec.com.br.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Femec apresentará inovações tecnológicas da indústria de máquinas para aumento da produção agrícola
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial