quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Pesquisa comprova que touros PO são melhoradores

Levantamento mostra que 75% dos animais com RGD estão entre os 30% melhores da raça Nelore 

Um estudo conduzido pelo Departamento de Pesquisa e Melhoramento Genético da ABCZ comprovou a superioridade dos touros PO Nelore. O levantamento mostra que quase três quartos da população de animais puros nascidos em 2014, que receberam registro definitivo (RGD), estão entre os 30% melhores animais de toda a raça, considerando o iABCZ.
“Certamente, os resultados reforçam a percepção de que o selecionador de zebu, com o auxílio do conjunto ferramental oferecido pela ABCZ, tem direcionado as mudanças no perfil genético dos rebanhos puros no sentido do aumento da produtividade e excelência zootécnica”, comenta Henrique Torres, Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, ressaltando que essa seleção é aliada à consistência de padrão racial fixada ao longo das gerações.
O levantamento foi feito com base no banco de dados da Associação e também mostrou outros resultados que atestam a evolução genética do zebu. Por exemplo, em 2001, apenas 18,61% dos touros com RGD estavam classificados até Top 30%. Entre os animais nascidos em 2014 o índice foi de quase 75%.
Ainda pelo estudo, foi comprovado um aumento expressivo no iABCZ médio dos touros puros com RGD. Em 2001, a média era de -0,22, o que corresponde ao top médio de 62% e, com uma evolução genética significativa, observou-se que em 2014 tal média foi de 11,04, o que corresponde ao top médio de 15%. “Fica evidente que o touro zebuíno puro é sim um animal melhorador, capaz de promover mudanças genéticas importantes nos rebanhos comerciais de produção de alimentos”, comenta Torres.

O serviço de registro genealógico das raças zebuínas é executado pela ABCZ em todo o país, garantindo a procedência e qualidade dos animais. “É uma ferramenta importante em busca da criação de uma identidade fenotípica que se mantém fixada ao longo das gerações, aliada a uma produtividade que passa de ancestrais para descendentes”, informa o superintendente, ressaltando que o PMGZ (Programa de Mellhoramento Genético de Zebuínos), desenvolvido pela entidade, têm contribuído para a evolução dan pecuária brasileira.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Pesquisa comprova que touros PO são melhoradores
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial