quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Grupontapé de Teatro leva II Jornada de Produção e Gestão Cultural para Três Corações e São Tomé das Letras, em MG

Evento está voltado para artistas, produtores, gestores, universitários e empreendedores culturais da cidade e região. 
Nos dias 27 e 28 de janeiro, as cidades mineiras de Três Corações e São Tomé das Letras receberão atividades da II Jornada de Produção e Gestão Cultural – “Balaio Popular – Circulação e Compartilhamento” realizada pelo Grupontapé de Teatro em parceria com a Associação Viraminas.
O evento, que está voltado para artistas, produtores, gestores, empreendedores culturais locais e estudante de artes ou de áreas que tenham interface com a cultura é uma iniciativa do Grupontapé de Teatro, de Uberlândia-MG, que já circulou com o projeto nas cidades mineiras desde sua primeira edição: Uberlândia, Monte Carmelo, Patrocínio, Ituiutaba, Araxá, São João Del Rei, Divinópolis, Uberaba e Araguari, encerrando esta segunda etapa em Três Corações.
Aprovada pelo Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, a Jornada de Produção e Gestão Cultural é um convite à reflexão sobre o fazer cultural em cada localidade a partir da experiência de 22 anos do Grupontapé de Teatro.
O evento estimula o debate sobre o fenômeno da economia da cultura, economia criativa e as possibilidades que se apresentam a partir daí para a manutenção dos grupos culturais e para o desenvolvimento social e econômico das cidades, além do uso de ferramentas de gestão para auxiliar a eficiência dos grupos e de suas ações culturais e por fim alguns relatos de experiência do Grupo. “Estamos levando na bagagem o case de 22 anos do Grupontapé de Teatro no intuito de compartilhar experiências e reforçar a importância de que grupos artísticos e artistas de cidades interioranas permaneçam nas suas cidades e consigam viver de arte e cultura sem precisar ir para os grandes centros”, complementa Katia Bizinotto.

Parceria
Para realizar o evento, o Grupontapé sempre busca firmar parcerias. “Para nós esse também é o momento de celebrar os encontros e fortalecer a rede de cultura e os laços de amizade e por isso sempre buscamos parcerias locais com artistas, grupos e entidades culturais, como é o caso com da Viraminas, uma entidade tão importante para a sua localidade e para o estado de Minas Gerais”, ressalta o produtor do Grupontapé, Rubem dos Reis.

Atividades
O evento conta com a apresentação da peça teatral “Balaio Popular” e um compartilhamento com o produtor e as duas atrizes fundadoras do Grupo. “Nós procuramos conduzir esse bate papo em três eixos temáticos sendo eles: 1º) A cultura como fator estratégico do desenvolvimento, conduzido por Rubem dos Reis, produtor do Grupontapé; 2º) A eficiência como âncora de sustentabilidade, conduzido por mim que conduzo a gestão e a área administrativa e 3º) Teatro aplicado e desenvolvimento humano, conduzido por Katia Lourenço, diretora do núcleo artístico do Grupo”, informa Katia Bizinotto.
Como parte integrante da programação da Jornada, o público é convidado a assistir a apresentação gratuita da peça teatral “Balaio Popular”, no dia 27.

Balaio Popular
Criado em 2004, o tradicional espetáculo do Grupontapé foi concebido na linguagem do teatro de rua e une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, de Belo Horizonte-MG, grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.
Com música, brincadeiras, parlendas e histórias, o “Balaio Popular” promete divertir e encantar o público de todas as idades.

Ficha Técnica “Balaio Popular”
Roteiro: Grupontapé
Direção: Fernando Limoeiro
Elenco: Katia Bizinotto, Katia Lou, Cássio Machdo e Drikko Ribeiro
Duração: 30 min.

Inscrições
Para participar das palestras oferecidas pela Jornada, a pessoa precisa inscrever-se. A inscrição é gratuita, pode ser feita pela internet e segue até completar todas as vagas disponíveis para cada localidade. Já os espetáculos são abertos ao público, sem necessidade de inscrição.

SERVIÇO:
O quê: II Jornada de Produção e Gestão Cultural – “Balaio Popular – Circulação e Compartilhamento”
Quando: 27 e 28 de janeiro
Onde:

Apresentação do Espetáculo “Balaio Popular”
27/01 – Sexta-feira
14h – Praça da Matriz – São Tomé das Letras
18h – Praça Odilon Rezende de Andrade – Três Corações

Compartilhamento com o Grupontapé
28/01 - Sábado
Local: Teatro da Viraminas
Endereço: Rua Edson Penha 220 – Três Corações-MG

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Grupontapé de Teatro leva II Jornada de Produção e Gestão Cultural para Três Corações e São Tomé das Letras, em MG
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial