quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Uberlândia recebe o projeto Circuito Brasil nesta quarta-feira (07/12)

Evento será realizado no pátio do Teatro Municipal, a partir das 11 horas. 

O projeto itinerante Circuito Brasil faz parada, nesta quarta-feira (07/12), em Uberlândia-MG. A bordo de um caminhão-palco projetado especialmente projeto, em sua primeira fase o Circuito Brasil tem como objetivo levar música ao vivo, literatura e pintura para 20 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A programação tem início às 11 horas, com uma Oficina de Escuta, liderada pelos músicos do grupo musical Quinteto, que apresentará o processo de criação das canções do álbum Cigarra no Trovão - que dá nome à turnê da banda -, na Oficina Cultural; prosseguindo com uma mostra com reproduções de telas originais do pintor brasileiro Antônio Garcia Bento e, às 18h30, um show do Grupo Quinteto, no pátio do Teatro Municipal.
Entre pré-produção, formatação, captação de recursos e roteiro das regiões por onde o Circuito Brasil passará, foram dois anos de trabalho. “É um projeto com alma circense, pelo perfil itinerante que ele tem, mas com a tecnologia de ponta a nosso favor. Nosso palco tem medidas e características iguais às melhores casas de shows, nesse modelo isso é algo inédito para o mercado brasileiro”, conta Claudia Linhares, da produtora Rosa dos Ventos, parceira do compositor e poeta Sylvio Fraga, um dos idealizadores do evento.
No início do ano, Fraga lançou dois projetos simultaneamente: o CD “Cigarra no Trovão” e o livro “Cardume”. Trata-se do segundo CD e do segundo livro de poesia de Sylvio, que já havia editado “Rosto” (2013) e “Entre Árvores” (2011). CD e livro lançados, o Circuito Brasil começou a se tornar realidade, fruto da parceria de Sylvio com a produtora Rosa dos Ventos, pensando em alternativas que fugissem do cansado padrão de divulgação imposto para um artista tornar seu trabalho conhecido. “A ideia de levar a minha música para as universidades tocando em cima de um caminhão que vira palco veio dos meus empresários, Alexandre Rosa e Cláudia Linhares. Junto com eles desenvolvemos o projeto mais amplo que é o Circuito Brasil, com seus outros aspectos: doação 50 de livros de poesia contemporânea, exposição de reproduções de pinturas e oficina de escuta com o Quinteto. O Circuito Brasil foi sempre um dos pilares do nosso trabalho em conjunto, estamos há um bom tempo trabalhando nessa direção”, conta Sylvio Fraga.
Fruto de parcerias com universidades e prefeituras, os eventos do Circuito Brasil serão gratuitos, já que o projeto é voltado sobretudo ao público universitário e a estudantes do ensino médio. “Estabelecer parcerias com as universidades foi a maneira que encontramos de chegar na cidade de forma mais orgânica, sem vínculos políticos e também de forma mais direta ao jovem, que tem por tradição ser mais curioso e predisposto ao novo”, comenta Alexandre Rosa, da Rosa dos Ventos.
Os livros serão doados em embalagem estante, projetada em madeira proveniente de reutilização. Sylvio Fraga cuidou pessoalmente da seleção dos títulos. São livros de autores em sua vasta maioria contemporâneos, como Paulo Henriques Britto, Ana Martins Marques, Armando Freitas Filho, Wally Salomão, Eucanaã Ferraz, Francisco Alvim, Carlito Azevedo, Laura Liuzzi, Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski, Ismar Tirelli Neto, Ferreira Gullar e do próprio Sylvio, entre outros. “Sou poeta e leitor de poesia, então fazer a seleção desses 50 livros foi um prazer, como foi também selecionar as pinturas do Antônio Garcia Bento a serem reproduzidas e expostas, pois estudo sua obra há anos”, define Fraga.
O Circuito Brasil promoverá ainda oficinas de música, ideia que se desenvolveu a partir da proposta de realizar uma escuta pensante do disco “Cigarra no trovão”. “A oficina é um desejo de todo o quinteto de dialogar com o público sobre processos de criação e trocar ideias musicais”, avalia Sylvio.

O mapa da fase inicial do Circuito Brasil inclui Santos, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Piracicaba, Guarulhos (São Paulo); Volta Redonda, Nova Iguaçu, Niterói e Petrópolis (Rio de Janeiro); Juiz de Fora, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia (Minas Gerais), entre outras cidades.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Uberlândia recebe o projeto Circuito Brasil nesta quarta-feira (07/12)
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial