quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Procurador de Justiça, Rogério Greco, apresenta a realidade do sistema prisional brasileiro durante evento da Faculdade Politécnica

Evento contou com presença de professores e estudantes de Direito, profissionais da área e diversas autoridades
Dados alarmantes apontam que a soma de detentos no Brasil já ultrapassa o número de 700 mil presos, estatística que coloca o País na quarta posição no ranking de população carcerária, de acordo com o Ministério da Justiça. Essa fatídica realidade, que revela a decadência do sistema prisional brasileiro, bem como as contradições existentes no Código Penal foram tema de palestra ministrada na noite desta segunda-feira (28/11), pelo Procurador de Justiça, doutor em Direito, mestre em Ciências Penais, especialista em Teoria do Delito e autor de diversos livros sobre a área Jurídica, Dr. Rogério Greco, que esteve em Uberlândia a convite da Faculdade Politécnica para trocar experiências com estudantes de Direito, professores e profissionais da área, durante a Aula Magna. O evento, realizado no Center Convention, também contou com a presença de autoridades representantes do Ministério Público de Minas Gerais, OAB, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Polícia Civil.
Mais de 500 pessoas tiveram a chance de conhecer de perto e ouvir as experiências vivenciadas por uma das principais referências de juristas brasileiros, que possui diversas obras publicadas sobre o sistema prisional, código penal, direitos humanos e dezenas de outras publicações. Com vasta experiência como Procurador de Justiça e professor, Rogério Greco apresentou uma abordagem a respeito do sistema prisional atual, destacando os inúmeros problemas que revelam um sistema em colapso e sem mobilização pública. “O sistema brasileiro prende em grande quantidade, mas prende muito mal, ou seja, quem deveria estar preso está solto e quem deveria estar solto está preso. Este é um dos grandes problemas que enfrentamos no Brasil. Somos a 4ª maior nação em população carcerária do mundo e o que precisamos entender é que os indivíduos que se encontram dentro desse sistema um dia vão sair dele, já que não temos pena de morte, salvo em situações de guerra declarada, nem prisão perpétua, ou seja: quem não for morto dentro do sistema carcerário será solto um dia. Portanto, a reflexão deve ser nesse sentido: queremos que eles saiam melhores ou piores?”, destacou Rogério Greco.
O Procurador ilustrou os problemas apontados com imagens e vídeos das rebeliões, massacres e decapitações que revelam a realidade de quem cumpre pena no Brasil. Rogério Greco trouxe exemplos de presídios onde há indivíduos vivendo em condições sub-humanas e destacou: “quem está preso foi condenado à pena de privação de liberdade, mas o sistema não atende ao mínimo necessário”. Para ele, eventos como esta Aula Magna promovida pela Faculdade Politécnica são de grande importância para mostrar esta realidade do sistema prisional brasileiro, como forma de conscientizar os profissionais da área que estão sendo formados para o mercado e que serão formadores de opinião futuramente. “Eventos como este são de grande importância, pois entendo que os profissionais que estão sendo formados para o mercado precisam entender como funciona o sistema prisional, sem que sejam levados pela paixão ou pela mídia. Esta foi uma grande oportunidade para que pudéssemos discutir todas essas questões e contribuir para formar opiniões mais conscientes e tentar melhorar este cenário”, afirmou Rogério Greco. 

Mais sobre Rogério Greco
Além da experiência nas atividades jurídicas como Procurador e professor, Rogério Greco também é autor de livros como Código Penal Comentado; Atividade Policial – Aspectos penais, processuais penais, administrativos e constitucionais; Direitos Humanos, Sistema Prisional e Alternativas à Privação de Liberdade; Vade Mecum Penal e Processual Penal; Resumos Gráficos de Direito Penal – parte geral e parte especial; Direito Penal (Belo Horizonte: Cultura; Estrutura Jurídica do Crime; Direito Penal – Lições; Curso de Direito Penal – Parte Geral e Parte Especial e Direito Penal do Equilíbrio – uma visão minimalista do Direito Penal, dentre outras publicações. 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Procurador de Justiça, Rogério Greco, apresenta a realidade do sistema prisional brasileiro durante evento da Faculdade Politécnica
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial