quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Stress de fim de ano pode causar vários problemas de saúde

Brasil é considerado um dos países mais estressados do mundo.
       Segundo pesquisas da International Stress Managemente Association (Associação Internacional do Controle do Estresse), o Brasil é apontado como o segundo país mais estressado em todo o mundo. 
          De acordo com a gastroenterologista e clínica médica do Hospital Santa Clara, Dr.ª Daniela Falqueto Alvim, o estresse pode apresentar sintomas tanto físicos quanto mentais e é acarretado por diversos fatores. “O estresse significa uma alteração do funcionamento físico e mental do indivíduo, ocasionado pelo acúmulo de informações, preocupações e afazeres”, explica a médica. 
          Daniela explica que, em muitos casos, o estresse pode acarretar complicações mais sérias, se não forem bem tratadas. “Provavelmente todos nós vivemos com certo nível de estresse, mas situações extremas podem decorrer disso, como acontece com quem dá um infarto ou tem um surto psicótico, com risco de suicídio”, comenta. 
         A médica alerta para o fato de que, o estresse, como acontece principalmente no final do ano, quando estamos já exauridos pela correria do ano inteiro e ainda temos que nos preparar para as festas, pode acarretar vários problemas de saúde em nosso organismo. “Podemos ter insônia, baixa resistência a infecções, dores diversas, alterações no humor, no peso, distúrbios gastrointestinais e muitas outras alterações agudas que podem se tornar crônicas”. 

         A médica indica práticas que podem ajudar aqueles que têm um dia a dia agitado a se prevenirem dos sintomas do estresse e, para esse fim de ano, conseguirem aliviar a carga de tensão e aproveitar ao máximo as reuniões familiares. “Um estilo de vida saudável, com boa alimentação, exercício físico regular, boas noites de sono, com atividades de lazer e cuidados com a mente nos protegem do estresse e das consequências dele”, finaliza. 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Stress de fim de ano pode causar vários problemas de saúde
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial