segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Roda de Conversa e Atendimentos em Práticas Integrativas acontece em Uberlândia

No dia 11 de dezembro acontece no Parque do Sabiá em Uberlândia das 8h30 às 12h30 uma “Roda de Conversa e Atendimento em Práticas Integrativas”, o objetivo é apresentar aos convidados, as Práticas Integrativas mais usadas pela população, e seus benefícios na prevenção, promoção e proteção à saúde, bem como no tratamento de enfermidades, tanto nos sintomas, quanto nas causas, a um custo mais acessível e com uma visão holística, ou seja, cuidando do individuo em sua totalidade. Serão realizados atendimentos e informações em várias práticas, reike, massoterapia, auriculoterapia, acupuntura, dança circular, fitoenergética, tai chi Chuan, dentre outras.
Acontecerão ainda Rodas de Conversas em todas as Práticas, incluindo Medicina Antroposófica, Homeopatia e Plantas Medicinais. Serão apresentadas Dicas Nutricionais em abordagem em Práticas Integrativas. A APLAMU apresentará plantas medicinais que tratam o aparelho digestivo (estomago, fígado, etc.), plantas que tratam feridas, dentre outras. Fará distribuição de mudas de plantas medicinais. Serão distribuídas também mudas de ávores nativas do cerrado, com propriedades medicinais, doadas pela FERUB. 
Sabemos que a Organização Mundial de Saúde (OMS) vem apoiando e estimulando o uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) pelos sistemas de saúde dos seus países membros para que sejam utilizadas de uma forma mais segura e de eficácia comprovada.
PICS é a nomenclatura adotada pela OMS para se referir aos sistemas médicos diferentes da biomedicina, como a Medicina tradicional Chinesa (MTC), a Medicina Alternativa e Complementar (MAC) e práticas corporais que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade dentro de uma visão ampliada do processo saúde/doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.
Atuam nos campos da prevenção de agravos e da promoção, manutenção e recuperação da saúde baseada em modelo de atenção humanizado e centrado na integralidade do indivíduo, apresentam um olhar diferenciado, holístico (equilíbrio entre mente, espírito, corpo e seu entorno e a ênfase na saúde.
Este olhar significa ver o indivíduo como um todo, respeitando sua singularidade e entendendo que o adoecer não é só consequência de questões externas e sim determinado pelo conjunto de fatores que envolvem o desequilíbrio e desarmonia do corpo, mente, espírito e o meio em que vive.
Estudos apontam que a procura por estas práticas se deve pelo desconforto de cuidar-se pela medicina ocidental, biomédica que muitas vezes trata o sujeito por partes e não como um todo. Na medicina complementar o sujeito é visto como um todo biopsíquico, corpo/mente/espírito, trabalhando com a saúde e não com a doença.
Assim, incentivando a existência de cidadãos saudáveis, que seja capaz de interagir em harmonia com outros cidadãos. Em Uberlândia desde 2013 por meio da Lei 11309/13 os usuários contam com a oferta das PICS no SUS, tendo a possibilidade de escolher a forma como querem ser tratados, em um contexto de ampliação da co-responsabilidade dos indivíduos pela sua saúde.
Esta prática fundamenta-se em escolhas culturais e terapêuticas que apontam para mudanças nas representações de saúde, doença, tratamento e cura presentes no processo de transformação da cultura. Pensando nisto, a população de Uberlândia envolvida com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), por meio da ATESTE (Associação dos Terepeutas e Esteticistas de Minas Gerais) e APLAMU (Associação das Plantas Medicinais de Uberlândia), convidam a população em geral para participarem deste importante evento.


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Roda de Conversa e Atendimentos em Práticas Integrativas acontece em Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial