quarta-feira, 9 de novembro de 2016

IFTM participa da Olimpíada do Conhecimento 2016

Alunos e professores do Campus Uberlândia embarcam para Brasília onde acontece, de 10 a 13 de novembro, a competição. 

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido a cada dois anos, é realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional da Indústria (SENAI), Ministério da Educação (MEC) e Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFs) e reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e dos Institutos Federais do país.
A Olimpíada é hoje uma vitrine da qualidade da educação profissional. É uma forma de incentivar a dedicação dos estudantes e de avaliar a qualidade da educação oferecida. O desempenho dos competidores também aponta novas tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais.
A edição deste ano acontece de 10 a 13 de novembro no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, e está de cara nova. Com provas que exigem habilidade técnica e conhecimento sobre o mercado de trabalho, o novo formato envolve criatividade. Os estudantes serão desafiados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio rápido.
Sete grandes provas baseadas em projetos integradores representam as áreas tecnológicas da Olimpíada do Conhecimento: casa popular inteligente; soluções sustentáveis em TI; festa saudável; carro conceito compartilhado; roupa multifuncional; tunnig e produtividade leiteira.
O IFTM participa do evento com o Projeto “Vaca Feliz”, na área tecnológica produtividade leiteira. O projeto foi desenvolvido por alunos do Campus Uberlândia dos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, ambos na modalidade integrado ao Ensino Médio presencial, e do curso superior em Engenharia Agronômica, com supervisão e apoio de professores.
Em vídeo gravado para apresentação da proposta e dos participantes do projeto, Gabriel Barcelos, estudante de Engenharia Agronômica, explica que o “Vaca Feliz tem o objetivo de desenvolver a pecuária leiteira utilizando pastagem rotacionada e irrigada, focando também na detecção do cio de forma eficiente, no conforto do animal, no reaproveitamento da água e também utilizando a internet como forma de apoio e ajuda nesse processo”. 
Nicole, estudante do Técnico em Agropecuária, complementa afirmando que “a proposta ajuda os pequenos produtores, já que são eles que mais precisam de ajuda para melhorar a produtividade de sua fazenda”.

A comunidade local e regional pode ajudar os alunos do IFTM conquistarem prêmios na Olimpíada do Conhecimento 2016, entrando no link abaixo e votando na equipe M6-MEC-IFTM.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

IFTM participa da Olimpíada do Conhecimento 2016
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial