sexta-feira, 18 de novembro de 2016

​Equipe da Faculdade Politécnica representa o Brasil na modalidade de Futebol em torneio Mundial de Robótica

Neste sábado (19/11), os dois alunos e o professor, que viajam para a Índia na próxima semana, estarão na Etapa Regional Triângulo Mineiro do Torneio Brasil de Robótica, que acontece na Faculdade Politécnica
 
Atenta ao uso da tecnologia e incentivando os alunos dos cursos de Engenharia, a Faculdade Politécnica será a representante do Brasil na modalidade de Futebol do Torneio Mundial de Robótica, que acontece na Índia no fim deste mês. Já no próximo sábado, 19 de novembro, a partir das 8h, a Faculdade Politécnica recebe a Etapa Regional Triângulo Mineiro do Torneio Brasil de Robótica – TBR. 
            A Olimpíada Mundial de Robôs (Word Robot Olympiad – WRO) acontece de 25 a 27 de novembro em Nova Delhi, capital da Índia, e contará com a participação do professor Marco Vinicius Muniz Ferreira e dos alunos Leandro de Castro Paiva Morais e Rafael da Silva Prado, dos cursos de Engenharia da Faculdade Politécnica, que formam a equipe “Uai Sô Robotics”, representando o Brasil na modalidade de Futebol. A expectativa é que mais de 50 equipes de todo o mundo participem desta modalidade na competição, que é disputada com a utilização de dois robôs, do Kit LEGO Mindstorms EV3. O professor Marco Vinícius explica como é a disputa. “Os alunos que integram a equipe decidem se irão trabalhar com dois atacantes ou um goleiro e um atacante nesta modalidade que é uma partida de Futebol disputada em dois tempos de cinco minutos. A equipe que fizer mais gols na partida é classificada para a fase seguinte, semelhante a uma Copa do Mundo”, detalha o técnico, com o orgulho de ter seus alunos participando da primeira competição internacional por meio da Faculdade Politécnica.
            Os robôs que serão utilizados na competição devem ser montados no dia, mas os alunos já estão com tudo pronto e em treinamento. Para a viagem, que acontece na próxima semana, tudo deverá ser desmontado, para novamente serem preparados na Índia. No entanto, neste sábado, 19 de novembro, a equipe da Faculdade Politécnica poderá mostrar seus robôs durante a Etapa Regional Triângulo Mineiro do Torneio Brasil de Robótica, que acontece na instituição. Os alunos não irão competir, mas participam da organização e poderão fazer a demonstração de suas habilidades.

Torneio Brasil de Robótica na Faculdade Politécnica acontece neste sábado, 19 de novembro
            A Faculdade Politécnica recebe no próximo sábado, 19 de novembro, das 8h às 18h, a Etapa Regional Triângulo Mineiro do Torneio Brasil de Robótica – TBR. Este evento educativo-científico-tecnológico tem o objetivo de possibilitar que as pessoas possam se enveredar pelo mundo maravilhoso das descobertas, invenções e inovações, preparando crianças, jovens e adultos para atuarem de diferentes modos na pluralidade de torneios científicos e tecnológicos, bem como de robótica. Nesta etapa está prevista a participação de 20 equipes nas modalidades Middle, que atende a faixa etária entre 9 e 15 anos, e High, com jovens de 15 a 19 anos.
 O TBR é um torneio que tem como foco em incentivar as pessoas a compreender melhor a sua localização no mundo, importância na comunidade em que habitam, capacidade de realização e necessidade por uma sociedade mais equânime, por meio das atividades que desenvolvem. A escolha dos temas centrais trabalhados no TBR é definida de acordo com temáticas declaradas pela Unesco como de importância global e estratégicas ao desenvolvimento da humanidade. Nesta temporada de 2016 foram escolhidos dois temas: "Pulsos" e " Entendimento Global". O tema Entendimento Global deriva do Ano Internacional do Entendimento Global (IYGU) e “aborda formas como os indivíduos, as sociedades e as diferentes culturas impactam no modo como vivemos e moldamos a natureza”, enquanto o tema Pulsos, que deriva do Ano Internacional dos Pulsos e diz respeito à “importância nutritiva da alimentação baseada em leguminosas como lentilhas, feijão, ervilha e grão de bico. O termo pulsos se limita à colheita de grãos secos – e excluem, assim, a colheita de grãos verdes”. Este segundo tema será o trabalhado pelas modalidades Middle e High, na temporada em Uberlândia.
 Por meio destes temas o TBR tem como política fomentar o desenvolvimento sócio educacional, favorecer a inovação e o desenvolvimento tecnológico como instrumentos de alavancagem regional, contribuir para o fortalecimento dos vínculos de família e em sociedade e favorecer a formação escolar. 
 A expectativa é que os participantes possam desenvolver a cooperação, disciplina, empatia, envolvimento, imparcialidade, iniciativa, integração, julgamento, liderança, manutenção do diálogo, objetividade na argumentação, participação, prontidão para ouvir, receptividade e reconhecimento das próprias limitações.

Além desta etapa na Faculdade Politécnica, em Uberlândia, o TBR desenvolve outras etapas regionais que selecionam os participantes para a Etapa Nacional, que acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

​Equipe da Faculdade Politécnica representa o Brasil na modalidade de Futebol em torneio Mundial de Robótica
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial