segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Eduardo Moreira do Grupo Galpão de Belo Horizonte-MG estreia espetáculo “Danação” em Uberlândia-MG

A Escola Livre do Grupontapé de Teatro recebe o espetáculo que ficará em cartaz nos dias 03 e 04 de dezembro. 

Um homem, diante de uma plateia, narra memórias do tempo em que viveu dentro do coração de uma mulher: chegou nesse lugar despencando e lá conviveu com uma menina, que se escondia da morte. Este é o mote de “Danação”, peça que estará em cartaz, nos dias 03 e 04 de dezembro, sempre às 20 horas, na Escola Livre do Grupontapé de Teatro, na Rua Tupaciguara, nº 471, no Bairro Aparecida em Uberlândia-MG. 
O espetáculo leva, pela primeira vez, ao palco em uma atuação solo, o ator Eduardo Moreira (do Grupo Galpão de Belo Horizonte-MG), sob direção de Marcelo Castro (Grupo Espanca - também da capital mineira) e Mariana Maioline. O texto da peça, escrito pelo dramaturgo belorizontino Raysner de Paula, apresenta-se como uma prosa poética que evoca imagens e metáforas para criar o percurso narrado por esse homem, num fluxo descontínuo: em cena, além de dar corpo de voz a todos os personagens dessa fábula, o homem percorre diversos caminhos para contar sua história, como quem arma um jogo de quebra-cabeça com suas lembranças. 
Criado ao longo de quatro meses de ensaio, “Danação” começou a ser imaginado em 2014, quando Eduardo foi convidado pelo autor do texto para fazer a sua leitura dramática no projeto “Janela de Dramaturgia”. Desde então, o desejo de materializar essa ideia teatral ganhou contornos e agregou os artistas Marcelo e Mariana, que assumiram a direção da peça. Apesar desses artistas já terem se encontrado em outros trabalhos, é a primeira vez que os quatro elaboram, juntos, uma obra teatral. O cruzamento dessas distintas trajetórias foi um dos pontos altos desse processo criativo.
A montagem do solo partiu de dois princípios: o desejo de que as palavras do texto se fizessem vivas e tocassem a carne do espectador; e a criação de um vazio teatral, um espaço magicamente vazio que se preenche com a imaginação da plateia.
O texto do espetáculo foi escrito com o desejo de dialogar com a poesia do Manoel de Barros e com os universos fabulados pelos escritores João Guimarães Rosa, Mia Couto e Adriana Falcão.
“Danação” aposta no ato narrativo (palavra + ação) por acreditar na potência da escuta, no ato de imaginar (e partilhar) outras formas de realidade; outras formas de habitar a vida (e a morte) e de enxergar os limiares entre o real o surreal. A peça faz um pacto com o espectador, conferindo-lhe autonomia para construir diversas imagens durante o desenvolvimento da narrativa. “É um convite ao público para confabular junto, em um exercício de imaginação que é, também, uma forma de resistência, frente a todo embrutecimento das capacidades sensíveis que estamos submetidos atualmente”, reforça Marcelo Castro.

Parceria com o Grupontapé de Teatro
Segundo a atriz do Grupontapé de Teatro, Katia Bizinotto, essa parceria com o Grupo Galpão e, especialmente, com o Eduardo Moreira, que dirigiu o espetáculo do Grupo uberlandense “Por de dentro”, foi mais forte que o valor do cachê previsto no projeto. “Temos a convicção de que o elo dos Grupos e artistas está mesmo na generosidade e nas trocas, porque os recursos mesmo estão cada vez mais escassos”, argumenta.  “Unimos o desejo dele de vir apresentar em Uberlândia e nós o desejo de receber o espetáculo em nosso espaço. E isso se tornou possível também, porque previmos um pequeno recurso para espetáculos convidados no projeto de manutenção do espaço por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Esperamos que o público aproveite”, finaliza.

Serviço:
O quê: Apresentação da peça teatral “Danação”
Quando: 03 e 04 de dezembro
Horário: Sempre às 20 horas
Onde: Escola Livre do Grupontapé de Teatro. Rua Tupaciguara, nº 471. Bairro Aparecida. Uberlândia-MG.

Quanto: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Eduardo Moreira do Grupo Galpão de Belo Horizonte-MG estreia espetáculo “Danação” em Uberlândia-MG
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial