quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A TV e o 4G

Saiba como prevenir possíveis interferências nos canais abertos de sua televisão.
         O sinal de internet móvel de quarta geração (4G) na faixa dos 700MHz está chegando à cidade de Uberlândia (MG). Esta é uma das tecnologias mais avançadas do mundo, que permite a celulares, smartphones, laptops e tablets acessarem a internet com velocidades muito mais rápidas, principalmente em ambientes fechados. No entanto, o 4G e a TV aberta utilizam frequências de sinais muito próximas e eventualmente poderá ocorrer pequenas alterações no televisor, como chuviscos, chiados, quadriculados, ausência de áudio e imagens.
Algumas práticas para evitar interferências foram mundialmente adotadas em países que implantaram suas redes de celular 4G. A TV Perfeita foi formada pela EAD, entidade criada conforme determinação da Anatel, para atuar de maneira preventiva e corretiva nas regiões onde o 4G em 700 MHz for implantado. A missão da TV Perfeita é zelar pela qualidade de imagem da TV, dando dicas e orientações importantes sobre como evitar as possíveis interferências no sinal de TV provocados pelo 4G em 700Mhz:
1. Dê preferência para antenas externas;
2. Verifique se a antena está bem posicionada. Se necessário, procure um antenista para fazer a verificação;
3. Evite manter celulares, tablets e laptops, que utilizam o sinal 4G, próximos às TVs e às antenas de TV aberta.

A TV Perfeita criou um site que ajuda a detectar e sanar as possíveis interferências. O primeiro passo é acessar o Diagnóstico Online no site www.tvperfeita.com.br e tentar identificar o motivo da interferência.
Se o resultado for positivo, o telespectador deve entrar em contato pelo telefone 0800 670 1010 ou pelo e-mail: tvperfeita@sejadigital.com.br. Todos os casos serão analisados pela equipe técnica, que dará a orientação necessária. 

TV PERFEITA

TV Perfeita foi criada pela EAD - Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, a EAD tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal, onde houver desligamento do sinal analógico de TV. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e tem previsão de finalização em 2018, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

A TV e o 4G
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial