quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Você sabia que a saúde bucal vai muito além da boca?

Especialista da Faculdade Pitágoras oferece dicas que influenciam positivamente na qualidade de vida 

A boca funciona como a porta de entrada em nosso organismo. Por ela passam os alimentos, responsáveis por nossa nutrição, mas também microrganismos responsáveis por várias doenças. Por isso, a saúde bucal é considerada parte essencial para o bem-estar.
Segundo o coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Pitágoras, Ronan Miranda Vieira, não há como separar a boca do corpo, nem o corpo da boca quando o assunto é qualidade de vida. “Grande parte das doenças sistêmicas apresentam manifestações orais que, quando investigadas, podem auxiliar nos diagnósticos de patologias virais, bacterianas e hemolíticas, por exemplo. Por outro lado, a prevenção de doenças bucais está diretamente ligada com a manifestação de problemas cardiovasculares, renais, pulmonares, cerebrais, gestacionais, dentre outros”, comenta.
Ronan enfatiza que a saúde bucal insatisfatória influencia diretamente na diminuição da qualidade de vida, pois uma manutenção corpórea ideal depende de uma boa absorção de nutrientes, que é iniciada na boca, durante a mastigação. “Alterações patológicas gengivais podem propiciar bacteremias (presença de bactérias no sangue) significativas durante o processo da mastigação que, em casos de depressões imunológicas, podem até levar a uma septicemia (infecção da corrente sanguínea por bactérias) generalizada que até mesmo levar a morte”, explica.

Ainda de acordo com o especialista, visitas rotineiras ao consultório dentário são necessárias para a manutenção de uma condição ideal do sistema estomatognático. “O dentista é o responsável por orientar o paciente sobre técnicas, medicamentos e  procedimentos para a saúde bucal, contribuindo, consequentemente, para o bom funcionamento de todo o corpo”. Em 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Você sabia que a saúde bucal vai muito além da boca?
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial