quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Prêmio Cena Minas leva Grupontapé de Teatro para as escolas da rede pública de ensino de Uberlândia-MG

Projeto contempla melhorias na sede do Grupontapé e em contrapartida o Grupo ofereceu uma aula-visita com a apresentação teatral do espetáculo “Por de Dentro”, seguida de um bate-papo sobre Guimarães Rosa. 

O Grupontapé de Teatro de Uberlândia, que está há quase 22 anos na cena cultural de Minas Gerais e do país, foi contemplado no último edital do Prêmio Cena Minas, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, com o projeto:   “Por de Dentro - Aula visita e estruturação interior”. Em contrapartida, a trupe propôs 10 apresentações do espetáculo “Por de Dentro”, nas escolas da rede pública de ensino, um bate-papo com os alunos sobre o escritor Guimarães Rosa - inspirador da peça tetral - e uma aula visita ao Espaço da Escola Livre do Grupo, que foram realizados no período de junho e outubro deste ano.
Nos últimos anos, o Grupontapé, que passou por uma redução de espaços que administrava e pelo corte de pessoas, quase fechando sua sede no último ano, teve reconhecida a sua importância para o estado de Minas Gerais, por meio dessa premiação. “A Escola Livre do Grupontapé tem sido palco de artistas profissionais e em formação, contribuindo com o desenvolvimento cultural e principalmente teatral da cidade de Uberlândia, além de ser o espaço de desenvolvimento também do próprio Grupo onde se reúne, ensaia, monta e apresenta seus espetáculos, ministra seus cursos e oficinas e outras atividades. Esse projeto propõe isso. Entendemos esse prêmio como um reconhecimento pelo trabalho que o Grupo vem desenvolvendo em Uberlândia”, comenta uma das coordenadoras do Grupo, Katia Bizinotto. 
Segundo Bizinotto, o prêmio recebido permitiu ao Grupontapé, além de manter o espaço em uso e realizar as apresentações para as escolas, fazer uma avaliação  e o início dos projetos de reestruturação do espaço. “Com isso, percebemos que o que precisa ser feito. Em termos de ampliação, precisará de um montante que vai muito além do prêmio recebido, sendo possível apenas uma primeira etapa que consiste em avaliação, contratação do arquiteto responsável e dos projetos estruturantes. O que já foi o primeiro passo”, informa. 
  
Projeto nas escolas 
Essa etapa do projeto - “Por de Dentro - Aula visita e estruturação interior – foi concluída no dia 20 de outubro e atingiu mais de 500 alunos do ensino médio. “Foi uma nova experiência para nós. Antes da conversa sobre o Guimarães Rosa nós sempre abríamos para perguntas sobre a peça, os atores, o teatro em geral e muitos jovens se mostravam interessados em saber como é o ofício do ator, a preparação para a peça, enfim, sempre muito rico. Encontramos alunos que não conheciam o nosso espaço e alguns deles moram aqui perto, outros nunca haviam assistido ao teatro, e outras escolas nas quais as professoras trabalham teatro e inclusive obras do Guimarães Rosa. Foi muito rica essa experiência e será repetida em breve”, avalia Bizinotto. 
Foram contempladas no projeto as escolas estaduais: 13 de Maio, Professor José Ignácio de Sousa, Segismundo Pereira, Ignácio Paes Lemes, Messias Pedreiro e as escolas municipais: Prof. Leôncio do Carmo Chaves e Professor Eurico Silva

Serviço:
O quê: Avaliação do Projeto “Por de Dentro - Aula visita e estruturação interior” – Prêmio Cena Minas
Onde: Escolas da rede pública de ensino de Uberlândia 
Quando: Junho e Outubro/2016


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Prêmio Cena Minas leva Grupontapé de Teatro para as escolas da rede pública de ensino de Uberlândia-MG
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial