terça-feira, 18 de outubro de 2016

Fórum Técnico Startups em Minas chega a Uberlândia

Objetivo da etapa regional é colher sugestões para política estadual de incentivo a esses empreendimentos. 

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na quinta-feira (25/10/16) o segundo encontro regional do Fórum Técnico Startups em Minas – A construção de uma nova política pública. O encontro acontecerá em Uberlândia (Triângulo Mineiro), que será a segunda de quatro cidades a receber a etapa regional do evento. As atividades serão no Auditório da Uniube (Avenida Rondon Pacheco, 2.000 - Lídice), a partir das 8 horas. Interessados em participar podem se inscrever pelo Portal da ALMG.
O objetivo do fórum é colher sugestões da sociedade para a criação de uma política estadual de estímulo ao desenvolvimento das startups. Essas empresas podem ser definidas como organizações no início de suas atividades, projetadas para explorar novos produtos ou serviços, sob condições de extrema incerteza mercadológica.

Programação 
Logo na abertura, o público participará de um painel de contextualização, com a assessora adjunta de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Elza Fernandes de Araujo; o pró-reitor adjunto da PUC Minas em Uberlândia, Carlos Henrique Oliveira e Silva Paixão; o diretor comercial da Aimirim Soluções Tecnológicas Integradas, Renato Pacheco Silva; o fundador da Trackage, Victor Hugo Espírito Santo Moreira; e o CEO da NetViagem, Alberto Graciano Ribeiro.
Após o painel, os participantes se dividem em discussões em grupos de trabalho, que devem prosseguir até o fim da tarde. No momento da inscrição, que é individual, a pessoa escolhe o grupo de trabalho do qual pretende participar. São três: Startups, empreendedorismo e inovação: conceitos, cultura e atores; Startups, políticas e desburocratização; e Startups, investimentos e incentivos. Além dessas atividades, também acontecerão durante o evento a discussão e a aprovação do documento de propostas e a eleição dos representantes regionais para a etapa final do fórum técnico, que será na ALMG entre 23 e 25 de novembro.

Uberlândia se destaca em empreendedorismo
Com mais de 600 mil habitantes, Uberlândia é a maior cidade do Triângulo Mineiro e a segunda mais populosa do Estado. Com 27 mil empresas ativas, o município foi considerado o 18º mais favorável ao empreendedorismo no País em 2015, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras do Instituto Endeavor Brasil.
Nesse indicador, Uberlândia ficou à frente de 13 capitais, inclusive Brasília. A cidade se destaca com o menor tempo para abertura de empresas (24 dias) e também em quesitos como imagem do empreendedor e transporte interurbano. Conforme o estudo apontou, o município tem a melhor percepção sobre a relação entre empreendedores e funcionários. Além disso, também liderou a lista de melhor conectividade de rodovias.
Uma das startups de Uberlândia é a Sob Demanda, primeira plataforma de colaboração intelectual de acesso exclusivo para juristas. Além de dar publicidade a pedidos de colaboração intelectual feitos por advogados, o serviço fornece um ambiente seguro e sigiloso para a colaboração. De acordo com o representante da startup, Gustavo Vitorino, a intenção é “potencializar a capacidade de produção intelectual dos advogados e ao mesmo tempo inserir estudantes de Direito no mercado de trabalho”.

A expectativa do empreendedor é de que o marco legal para as startups, proposto pelo Projeto de Lei (PL) 3.578/16, dos deputados Antônio Carlos Arantes e Dalmo Ribeiro Silva, ambos do PSDB, dê espaço e voz para esses empreendimentos. "Por mais que a virtualização permita a participação a distância, entendo ser necessário que o poder público realize encontros presenciais que promovam o intercâmbio de conhecimentos e práticas, especialmente com atores internacionais e potenciais investidores”, completa.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Fórum Técnico Startups em Minas chega a Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial