segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é comemorado nesta quarta-feira

O Grupo Luta Pela Vida e o Hospital do Câncer em Uberlândia promovem nesta quarta-feira, dia 5, um momento de confraternização, em alusão ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, celebrado dia 5 de outubro.  Encontro que reunirá cerca de 150 pessoas, entre profissionais da equipe e pacientes terá início às 8h30, no estacionamento do Hospital do Câncer.
            Segundo a psicóloga dos cuidados paliativos, Elina Machado Carrijo Faria, a equipe de Cuidados Paliativos existe desde 2003 e é formada por assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, médicos e voluntários, que busca amparar o paciente nas modificações que a doença provoca e fazer o acompanhamento dos casos por meio de reuniões no Hospital e visitas domiciliares. “Seu objetivo é lidar diretamente com pacientes que já não têm mais chances de cura da doença e oferecer todo o apoio psicológico e social aos pacientes e familiares para enfrentar essa etapa da doença”.
            Elina ressalta que entre os diferenciais desse trabalho está a “Viagem Virtual”. Ela explica que o intuito é fazer com que o paciente faça uma viagem por meio de vídeos e depoimentos a lugares que os pacientes desejem retornar ou conhecer. “Buscamos realizar sonhos dos pacientes atendidos, como encontros familiares, visitas e até casamentos”.
            São atendidos em média 200 pacientes no total, sendo 80 a 100 por mês em atendimento domiciliar. Os atendimentos individuais acontecem tanto em ambulatório, quanto nas residências, sempre que existir demanda, seja por solicitação do próprio paciente como também da equipe. Também é feito um grupo terapêutico com os familiares dos pacientes inseridos no Programa de Cuidados Paliativos, coordenado pela equipe multiprofissional do programa.

Obras Centro de Cuidados Paliativos
            Entendendo a importância do trabalho atual desenvolvido pela equipe de paliativos e visando ampliar o atendimento oferecido, o Grupo Luta Pela Vida iniciou a 1º etapa da construção da Unidade 2, pelo prédio que abrigará o Centro de Cuidados Paliativos. O espaço será criado para atender os pacientes que não têm mais chances de cura, mas que precisam de cuidados especiais.


Para que o projeto seja viabilizado, o Grupo Luta Pela Vida conta com o apoio e solidariedade da sociedade. Os interessados em realizar doações podem obter informações pelo número 0800 34 2062 de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 15h, ou pelo site www.hospitaldocancer.org.br 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é comemorado nesta quarta-feira
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial