quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Cuide bem do seu coração!

O cardiologista Dr. João Lucas O´Connell 
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) os problemas cardíacos são responsáveis por cerca de 350 mil mortes no país. Para se ter uma ideia, as doenças do coração causam o dobro de mortes de todos os tipos de câncer juntos, mais do que duas vezes todos os acidentes e a violência e 6,5 vezes mais do que todas as infecções, incluindo a AIDS.
Por isso, no mês em que se comemora o Dia Mundial do Coração, 29 de Setembro o alerta é para que as pessoas cuidem mais do seu coração e tenham uma vida saudável. 
O cardiologista Dr. João Lucas O´Connell comenta que os principais fatores de risco para o coração são bem conhecidos, entre eles hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, obesidade, ingestão excessiva de álcool, estresse, sedentarismo, entre outros. “É preciso incluir hábitos saudáveis no dia-a-dia para manter a saúde e reduzir os riscos de doenças cardíacas e aumentando a qualidade de vida”, sugere o especialista.
A maior parte dessas mortes poderia ser evitada se pessoas não fumassem, praticassem atividades físicas regularmente, adotassem alimentação mais adequada e tomassem os medicamentos prescritos pelo médico.
Veja algumas dicas pra você viver mais e melhor:
Siga uma dieta equilibrada – É importante se alimentar de frutas, verduras, legumes e carboidratos.
Vá ao médico regularmente – Com exames de rotina é possível analisar os níveis de açúcar e colesterol no organismo.
Fique de olho na sua faixa etária - Os idosos ainda são o grupo de maior risco da doença.
Evite o tabagismo - Esse talvez seja o ponto mais importante. Não adianta fazer o check-up, dieta e exercício e continuar fumando.
Atenção com diabéticos e hipertensos – Controlar o peso e o consumo de alimentos gordurosos é o melhor a fazer.
Pratique exercícios - A prática de atividade física contribui para evitar infartos e diversas outras doenças, tais como hipertensão, diabetes e o sobrepeso.
Consuma gordura saudável - As saudáveis podem ser encontradas no azeite, no chocolate meio amargo, na castanha-do-pará e também no abacate.
Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas - Apesar de não ter uma ligação direta com os infartos, o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, prejudica muito a saúde.
Alerte seu médico sobre os casos de infarto na família - É importante fazer um acompanhamento mais aprofundado, pois a chance de desenvolver a doença é muito maior.
Abuse da diversão e do entretenimento - Saber administrar o stress emocional é extremamente necessário. Divirta-se, pois atividades prazerosas liberam a endorfina e equilibram o organismo.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Cuide bem do seu coração!
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial