quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Conselho Municipal de Política Cultural realiza 2ª Consulta Pública: Modelo de Gestão do Teatro Municipal de Uberlândia

Consulta será realizada nos dias 30/09 e 01/10 na Oficina Cultural. O evento é aberto ao público. 

            O Conselho Municipal de Política Cultural realiza nos dias 30 de setembro e 01 de outubro a 2ª Consulta Pública: Modelo de Gestão do Teatro Municipal de Uberlândia. O objetivo desta atividade é promover junto a gestores culturais, classe artística e comunidade em geral, uma reflexão sobre os desafios da atual gestão e, a partir dela, desenvolver estratégias para um modelo que concilie qualidade técnica, profissionalismo e acesso democrático para este equipamento cultural, que contribui para o notório avanço e crescimento cultural para cidade.
A 1ª Consulta Pública foi realizada no dia 16 de junho de 2016, no Teatro de Bolso do Mercado Municipal e contou com a presença de Renato Dolabella, presidente da comissão de Terceiro Setor da OAB-MG de Belo Horizonte; Dulce Neves, presidente da Fundação Theatro Pedro II de Ribeirão Preto; Rogério Zeidan, ex-diretor da Fundasus de Uberlândia e Gilberto Neves – então Secretário Municipal de Cultura de Uberlândia.
A 2ª Consulta Pública será realizada na Oficina Cultural e contará com três mesas de discussões. A primeira mesa será na sexta-feira, dia 30 de setembro e terá como tema: “Teatro Municipal de Uberlândia: de onde viemos, onde estamos, para onde vamos?”. Para abrir a programação haverá a exibição do documentário “Entre Retas e Curvas: Uma história do Teatro Municipal de Uberlândia” de autoria da jornalista Fernanda Torquato. Com a exibição espera-se o compartilhamento dos fatos históricos que permearam o longo processo de construção do Teatro e que poderão auxiliar na compreensão do funcionamento atual do Teatro.  Após a exibição será feita uma discussão com a presença da Secretária Municipal de Cultura, Iara Magalhães; de Fernanda Bevilaqua e Eduardo Bevilaqua do Palco de Arte/ Uai Q Dança e do produtor cultural Carlos Guimarães Coelho que farão uma avaliação da atual gestão do Teatro Municipal para uma prospecção da gestão desse espaço segundo as necessidades e anseios da classe artística e comunidade em geral. A mediação ficará por conta de Kayami Satomi da Udi Cello Ensemble.
A segunda mesa será realizada no sábado, dia 01 de outubro e terá como tema “Equipamentos Culturais: modelos de gestão”. A mesa vai contar com a participação de Bianca Araújo do Teatro Vila Velha/Salvador-BA; Jefferson Coutinho da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e Milena Pedrosa do Sesc Palladium/Belo Horizonte. A mediação será feita por Alexandre Molina do Curso de Dança da UFU. A ideia é que os participantes possam expor suas experiências de gestão de equipamentos e programações culturais em suas cidades e, dessa forma, contribuam para a reflexão, a partir de formatos de gestão já praticados, e que poderão subsidiar a elaboração do desenho de uma política de gestão coerente com a realidade do Teatro Municipal de Uberlândia.
A terceira mesa também será realizada no sábado e terá como tema os “Desafios da Gestão do Equipamento Público: Entraves e Soluções”. Farão parte da mesa Adir Campos, procurador geral do município; Rubem Reis que é  vice-presidente ConseC; José Oliveira Jr. do Observatório da Diversidade Cultural de Belo Horizonte e do Gilberto Neves, ex-Secretário Municipal de Cultura. A mediação ficará a cargo de Ricardo Augusto da Trupe de Truões de Uberlândia. Essa mesa ampliará o debate sobre as possibilidades legais e jurídicas de parcerias entre poder público e privado e a importância do planejamento na gestão de espaços culturais.

Sobre o Teatro Municipal de Uberlândia:
            O Teatro Municipal de Uberlândia foi projetado por Oscar Niemeyer e levou cerca de 20 anos para ser construído. Ele foi inaugurado em dezembro de 2012, e começou a contar com atividades regulares em agosto de 2013. Até dezembro de 2015, o Teatro recebeu um público de 220 mil pessoas. Foram 321 eventos, sendo 134 nacionais e 187 locais. Cerca de metade do público contabilizado teve acesso gratuito às atividades.
Atualmente, o Teatro Municipal é gerido diretamente pela Secretaria Municipal de Cultura, sendo que todos os procedimentos técnicos, de aquisição de equipamentos à contratação de profissionais são realizados pela Prefeitura Municipal de Uberlândia. Porém, estas necessidades estão sujeitas aos processos institucionais e à limitação orçamentária da Secretaria de Cultura. Com três anos de utilização, o Teatro apresenta desgastes funcionais, requer ampliação do quadro de pessoal, de projetos de segurança e de programas de ocupação. Por isso, é importante pensarmos em modelos de gestão para potencializar o equipamento cultural Teatro Municipal de Uberlândia.
  
Veja a programação completa da 2ª Consulta Pública:
 30/09 – SEXTA
19h às 21h30
Local: Oficina Cultural

Documentário: Entre Retas e Curvas: Uma história do Teatro Municipal de Uberlândia - Fernanda Torquato.

Mesa 01
Teatro Municipal de Uberlândia: de onde viemos, onde estamos, para onde vamos?
Fernanda Torquato – Jornalista
Fernanda Bevilaqua e Eduardo Bevilaqua - Palco de Arte/ Uai Q Dança
Carlos Guimarães Coelho - Produtor Cultural
Iara Magalhães – Secretária Municipal de Cultura
Mediação: Kayami Satomi - Udi Cello Ensemble

01/10 – SÁBADO
10h às 12h30.
Local: Oficina Cultural

Mesa 02
Equipamentos Culturais: modelos de gestão
Bianca Araújo - Teatro Vila Velha/Salvador-BA
Jefferson Coutinho - Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Milena Pedrosa - Sesc Palladium/Belo Horizonte
Mediação: Alexandre Molina - Curso de Dança/UFU

15h às 17h30
Local: Oficina Cultural

Mesa 03
Desafios da Gestão do Equipamento Público: Entraves e Soluções
Adir Campos - Procurador Geral do Município
Rubem Reis - Vice-Presidente ConseC
José Oliveira Jr - Observatório da Diversidade Cultural/Belo Horizonte
Gilberto Neves - ex-Secretário Municipal de Cultura

Mediação: Ricardo Augusto - Trupe de Truões

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Conselho Municipal de Política Cultural realiza 2ª Consulta Pública: Modelo de Gestão do Teatro Municipal de Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial