terça-feira, 23 de agosto de 2016

Rádio Universitária comemora 30 anos

A Universitária FM de Uberlândia (107,5) comemora nesta quarta-feira, (24/08), aniversário de 30 anos. Para marcar a data, diversas atrações culturais, festival de gastronomia e sorteio de brindes serão realizadas no Centro de Convivência do Campus Santa Mônica, das 17h às 22h.
Controlada pela Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU), credenciada junto ao Ministério da Educação como fundação de apoio à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e operando em 107,5 Mhz, está em funcionamento desde fevereiro de 1987. Seus estúdios estão localizados no campus Santa Mônica, Bloco E.
A programação da emissora tem os seguintes objetivos: contribuir do ponto de vista cultural com o crescimento da cidade, divulgando programas de estilos musicais nas suas mais variadas expressões, como música erudita, latino-americana, jazz e cinema. Estes programas são acompanhados de textos explicativos que lhes dão um caráter cultural. A rádio também coloca no ar programas educativos que servem de orientação para os ouvintes. Por meio do departamento de Jornalismo, divulga notícias das áreas de política, economia, cultura, ensino e pesquisa e abre espaço às figuras de destaque da cidade e região para que possam falar sobre as suas atividades.
Assim busca promover, interna e externamente, as potencialidades científicas e artístico-culturais das instituições de ensino de Uberlândia, da cidade e da região; a divulgação de eventos do interesse da Universidade; o oferecimento de estágios práticos para alunos da Universidade Federal de Uberlândia e demais instituições de ensino; a produção e exibição de programas científicos, artísticos e culturais, visando melhoria da educação e da cultura.
No decorrer dos anos, a Universitária FM ganhou espaço próprio e conquistou o público de Uberlândia e região, com a proposta de difundir a música brasileira, cultura, ciência, jornalismo e debate.
Durante sua existência, a Rádio contou com o auxílio de diversos colaboradores e funcionários, alguns, como Jorge Sebastião da Silva, o Jorge Chamberlain, fazem parte da Universitária FM desde o início. Chamberlain estreou em julho de 1987. “Tenho oficialmente 29 anos e sete meses de rádio universitária. Entrei na emissora por um convite em caráter experimental. Um dos diretores, na verdade, o vice-comandante do ‘projeto rádio universitária’, ouviu minha voz e decidiu me convidar. Trabalhei como contratado no início e logo depois prestei um concurso interno e estou na rádio até hoje. Já passei por várias diretorias, reitorias e mandatos aqui na universitária”, conta. De acordo com Chamberlain, a Universitária FM começou como um projeto da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT) para ensinar determinados conteúdos aos alunos. “Aí foi crescendo, vieram alguns funcionários da UFU e contrataram outros, assim acabou virando uma rádio profissional”, completa.
O “Vira Virá”, evento que acontece na quarta-feira para marcar o aniversário da Universitária FM, além de homenagear três décadas de existência e inaugurar o site e o aplicativo da rádio, abraçando de vez a tecnologia e interatividade, vai celebrar a parceria firmada com a Virada Cultural de Uberlândia, passando a ser a rádio oficial do evento.
A programação da festa de comemoração é aberta à comunidade e prevê atrações musicais de artistas da cidade, além de exposições, mostra e praça de alimentação. Artistas que já confirmaram presença: Arthur Xará, Trem das Gerais, Pedro Antônio, Fred Costa e Sérgio Moreno, Daniela Borela, Carlin de Almeida, Cintia Alessandri, Sérgio Tolucci, Edson Denizard e Diego Caoobi. Participe!

Organização:
Rádio Universitária FM
Local: Centro de Convivência – Campus Santa Mônica
Data: quarta-feira, 24/08/16 – 17h às 22h


Fonte: comunica.ufu

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Rádio Universitária comemora 30 anos
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial