terça-feira, 30 de agosto de 2016

Porque anúncio não é a única forma de atrair público na internet

Após mudanças no sistema de anúncios no Facebook, especialista Camila Porto explica como continuar investindo na rede social 

O Facebook anunciou um novo mecanismo para os anúncios feitos na rede social: a partir de agora, os usuários podem controlar o tipo de anúncio que recebem: quem não quiser receber propaganda de viagem ou do segmento de pets, por exemplo, poderá bloquear em poucos cliques. O objetivo, segundo o vice-presidente de plataforma e publicidade Andrew Bosworth, é melhorar a experiência do usuário e permitir que a publicidade feita no Facebook seja realmente relevante. No mesmo período, uma das maiores empresas do mundo, a Procter & Gamble, anunciou que vai deixar de fazer segmentações específicas em seus anúncios. Segundo a especialista em Internet Marketing Camila Porto, autora do livro Facebook Marketing e criadora do treinamento online Facebook Essencial, muitas pessoas entenderam que os valores de investimentos serão reduzidos, quando na verdade serão modificadas apenas algumas diretrizes de segmentação. “O que parece um banho de água fria em quem investe no Facebook, é na verdade uma boa notícia”.
Segundo a especialista, as mudanças realizadas podem ajudar os anúncios a fazer com que muitas empresas retomem os princípios básicos da rede social: interagir. “Os anúncios são uma excelente forma de aumentar o impacto da marca, mas não podem ser o único objetivo de estar no Facebook”, alerta Camila, que reforça a importância de utilizar as redes para se aproximar do público. “Eu sempre digo que ninguém entra na rede social para fazer compras, e sim para fazer amizades, conexões, se divertir”, destaca. Assim, as empresas devem estar no ambiente para fazer o mesmo.

Coisas diferentes do anúncio
Uma das dicas sugeridas por Camila é que as empresas procurem ser mais leves. “Pense que o Facebook é uma festa, e por mais que o seu objetivo seja vender, é preciso conversar com as pessoas antes disso: procure entender o que elas querem, faça perguntas, divirta-se com elas”, sugere. Desta forma, Camila conta que é possível criar um ambiente no qual as pessoas admiram a marca ou o profissional. “Existem estratégias gratuitas para alcançar mais pessoas, como incentivar que o público comente nas postagens, ou fazer lives”, conta, destacando que os vídeos ao vivo permitem alcançar um público maior. A especialista ainda reforça a importância de oferecer conteúdo relevante. “Se o conteúdo que você oferece é condizente com a sua marca e o seu público, e ainda promove alguma transformação, vai haver interesse”.
Por fim, Camila Porto conclui que não é necessário parar de investir no Facebook. “Um anúncio que oferece conteúdo relevante e é direcionado ao público certo dificilmente vai encontrar resistência”. Assim, a especialista conclui ressaltando a importância de estudar o mercado, dedicar-se à rede social, e mudar quando necessário. “Quando você sabe o que faz, o resultado vem”.


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Oleh

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