quarta-feira, 20 de julho de 2016

Varejo deve retomar crescimento no 2º semestre

Pesquisa da Fecomércio MG mostrou que empresários do setor estão otimistas

O segundo semestre de 2016 será melhor que o primeiro para o comércio varejista. Pelo menos é o que estimam os empresários de Belo Horizonte que participaram da pesquisa Expectativa de Vendas, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG. Para 55% deles, haverá uma expansão dos negócios, principalmente em função de três datas comemorativas importantes (Natal, Dia dos Pais e Dia das Crianças), eventos como Black Friday e Cyber Monday, que impactam muito o comércio eletrônico, e de uma recuperação, embora ainda pequena, da economia brasileira.
Para o presidente do Sindicato do Comércio de Uberlândia, Osvaldo Ramiro, o cenário de otimismo reflete também em Uberlândia. “Tradicionalmente, o segundo semestre do ano é sempre melhor do que o primeiro. O Natal e o 13º salário ajudam muito no aumento das vendas do varejo e por conta disso, nossos comerciantes estão otimistas”, disse o presidente.
O economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, afirma que os indicadores do país ainda não apresentaram melhora no segundo semestre. No entanto, existe a esperança de que essa retomada da economia aconteça a partir de agora, o que gera um otimismo maior entre os empresários do comércio varejista.
Conforme o estudo, 56,3% estão otimistas/esperançosos em relação ao novo cenário; 13,8% confiam no histórico de que o segundo semestre é naturalmente melhor; 6,7% apostam nas possíveis mudanças políticas, enquanto 5,9%, nas medidas do governo.
Na avaliação dos entrevistados, a crise econômica é justamente o principal fator que poderia atrapalhar as boas vendas (44,4%). Outros problemas seriam o endividamento do consumidor (17,7%), preços altos dos produtos (12,5%) e cautela por parte dos clientes (12,1%). Por isso, as estratégias para combater essas eventuais dificuldades já estão traçadas, sendo que as promoções e liquidações serão as armas de 48,5% dos empresários para atrair os compradores, além de descontos em produtos específicos (10,5%). Também serão realizadas ações de mídia/propaganda (13,8%).

Dessa forma, as vendas prometem finalmente ganhar fôlego, após um primeiro semestre considerado insatisfatório. O levantamento da Fecomércio MG mostra também que 66,1% das empresas tiveram resultados piores no 1º semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao semestre imediatamente anterior, esse índice foi de 56,6%.

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Oleh

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