quarta-feira, 13 de julho de 2016

Uberaba (MG) receberá o espetáculo “Por de dentro” do Grupontapé de Teatro (Uberlândia-MG) que tem codireção e dramaturgia de Eduardo Moreira (Grupo Galpão-BH)

Inspirado na literatura de Guimarães Rosa, o espetáculo aborda questões universais do humano, mas sob a ótica do homem de Minas Gerais.

Com 22 anos de estrada, um dos mais tradicionais grupos de teatro do interior de Minas Gerais, o Grupontapé de Teatro, de Uberlândia, levará para Uberaba-MG o espetáculo “POR DE DENTRO” – montagem que marcou a comemoração dos 20 anos de história da trupe. Duas apresentações estão programadas para os dias 15 e 16 de julho, sempre às 20h30, no teatro SESI Minas.
            Com classificação indicativa: 16 anos e duração de 70 minutos, “POR DE DENTRO” é um mergulho na ancestralidade do homem de Minas Gerais, acompanhado pelos seus anseios, desejos, idiossincrasias e visões de mundo. Com humor e poesia, seis atores se revezam entre personagens e narradores, contando histórias de um universo rural particular e que traz em si a universalidade de questões existenciais ligadas ao amor, ao sexo, à existência, à dualidade entre homem e mulher, à relação do homem com a natureza.
            Em 2013, o Grupo decidiu aprofundar no universo mineiro e da cultura popular, uma das marcas do Grupontapé, e iniciou a pesquisa para o novo espetáculo. Entre leituras, estudos e experimentos buscou como inspiração a literatura de João Guimarães Rosa.
            Workshops teóricos e práticos, viagem à Cordisburgo, experimentos e processos propostos foram motivadores para a escolha dos contos que inspiraram a dramaturgia escrita por Eduardo Moreira integrante do Grupo Galpão de Belo Horizonte-MG. Foi fundamental a parceria com o ator e diretor, que aceitou de pronto o convite para assessorar a pesquisa, terminando por não só assumir a dramaturgia, como a direção do espetáculo, juntamente com a atriz e cofundadora do Grupo Katia Lourenço.
            “Esse novo trabalho do Grupontapé inaugura um momento de busca de autonomia artística e maturidade do grupo. Olhamos ‘por de dentro’ dos nossos processos e nos deparamos realmente com o sertão dentro de nós. Pela primeira vez um dos atores cofundadores do grupo assume uma direção sendo compartilhada com Eduardo Moreira, tornando-se um grande aprendizado”, conclui a diretora Katia Lourenço.
            Além de Eduardo do Galpão, o grupo teve ao longo dos ensaios outros encontros com profissionais que agregaram muito ao processo, como a veterana Babaya, preparadora vocal de importantes grupos e artistas, que assumiu a direção de voz do espetáculo; o músico Makely Ka que dividiu com o elenco suas memórias sobre a viagem pela rota traçada pelo sertão roseano e é o responsável pelas músicas autorais do espetáculo; além do premiado iluminador Alexandre Galvão, criador da iluminação do último espetáculo do Grupo, assim como o figurino de Flávio Arciole, grande artista da terra natal do Grupo. O cenário é de um dos atores do espetáculo: Juliano Rodrigues.
  
SERVIÇO
“POR DE DENTRO” em Uberaba
Data: 15 e 16 de Julho às 20h30
Local: Teatro SESI
Endereço: Praça Prof. Eugênio, 231 - São Benedito
Ingressos: 20,00 (inteira) e 10,00 (meia) – vendas na bilheteria do teatro
Sinopse: “Por de dentro” inaugura nova fase de maturidade do Grupontapé, que em 2016 completa 22 anos de estrada. Inspirado na literatura de Guimarães Rosa, o novo trabalho do grupo aborda questões universais do humano, sob a ótica do homem de Minas Gerais.

Classificação indicativa: 16 anos | Duração: 70 minutos |

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Uberaba (MG) receberá o espetáculo “Por de dentro” do Grupontapé de Teatro (Uberlândia-MG) que tem codireção e dramaturgia de Eduardo Moreira (Grupo Galpão-BH)
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial