sexta-feira, 8 de julho de 2016

Uberaba-MG receberá a II Jornada Cultural e dois espetáculos do Grupontapé de Teatro

Eventos serão realizados em parceria com o Serviço Social da Indústria – SESI. 

O Grupontapé de Teatro, de Uberlândia-MG, circula por quatro cidades mineiras com o projeto “II JORNADA DE PRODUÇÃO E GESTÃO CULTURAL - BALAIO POPULAR – CIRCULAÇÃO E COMPARTILHAMENTO” e fará parada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, nos dias 15 e 16 de julho, com a realização de palestras sobre gestão e produção cultural e a apresentação da peça teatral Balaio Popular. Ambos eventos gratuitos.
            Além da programação da Jornada, a população será presenteada com o mais recente espetáculo do Grupontapé “POR DE DENTRO”. Esse projeto de circulação do Grupo teve incentivo de empresas, por meio da Lei Rouanet e fará parte do roteiro de atividades proposto pela trupe.
            Toda a programação será realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria - SESI, que sediará as palestras do projeto “II JORNADA DE PRODUÇÃO E GESTÃO CULTURAL” e a peça teatral “POR DE DENTRO”. Já o espetáculo “BALAIO POPULAR” será apresentado para a população, na Praça Rui Barbosa.
Segundo uma das diretoras do Grupo, Katia Bizinotto, a intenção desse projeto é levar para as cidades do interior, um evento que promova a reflexão e o debate a respeito do fenômeno da economia da cultura ou economia criativa e as possibilidades que se apresentam a partir daí para a manutenção dos grupos culturais e para o desenvolvimento social e econômico dessas cidades, além do uso de ferramentas de gestão para tentar garantir a eficiência dos processos de grupos e ações culturais. “Uberaba será a terceira cidade dessa segunda Jornada e estamos felizes por isso. É a continuidade de uma parceria sólida que temos com o SESI. Nós vamos compartilhar nossas experiências, jeito de pensar e de fazer, além das alternativas que têm nos ajudado a manter nosso projeto de vida que é o teatro”, complementa Bizinotto.
            O projeto aprovado pelo Edital do FUNDO ESTADUAL DE CULTURA de Minas Gerais de 2015 e prevê, em cada cidade, a apresentação do espetáculo BALAIO POPULAR e o COMPARTILHAMENTO com três palestras. “As explanações vão se basear em três eixos temáticos sendo eles: 1º) A cultura como fator estratégico do desenvolvimento, conduzido por Rubem dos Reis; 2º) A eficiência como âncora de sustentabilidade, conduzido por Katia Bizinotto e 3º) Teatro aplicado: sustentabilidade e desenvolvimento humano, conduzido por Katia Lou”, informa Katia Bizinotto.
Os palestrantes são membros do Grupontapé de Teatro: o produtor e atual vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura de MG, Rubem dos Reis, e as diretoras e atrizes Katia Bizinotto e Katia Lourenço. “Nós temos abordamos desde a transversalidade da cultura e o seu potencial de estímulo ao desenvolvimento, passando pelos conceitos de negócio cultural, a importância de um pensamento e gestão estratégica voltada para gestores, grupos artísticos e o resultado da vivência de 21 anos do Grupontapé de Teatro”, detalha Katia Bizinotto.
Segundo explica Katia Bizinotto, o Grupo ofereceu a primeira oficina de teatro em 1998, em 2001 criou a Escola Livre do Grupontapé que oferece cursos de teatro em Uberlândia, mas, em 2014, percebeu que era o momento de propor um projeto específico para compartilhar com outras pessoas ligadas à área cultural o aprendizado acumulado de quase 22 anos de existência: “Compreendemos que criatividade não falta aos artistas interioranos, o que precisa é nos estruturarmos melhor para possibilitar para que a cultura seja vista como fator de desenvolvimento humano e econômico”, finaliza a coordenadora do evento.

Jornada de Produção
Para participar das palestras oferecidas pela Jornada, a pessoa precisa inscrever-se. A inscrição é gratuita e segue até completar todas as vagas disponíveis para cada localidade.
O espetáculo BALAIO POPULAR será aberto ao público.
Serão emitidos certificados para quem fizer a inscrição.
A ficha de inscrição está disponível no site do Grupontapé: www.grupontape.com.br.

SERVIÇO
O quê: Grupontapé em Uberaba – Circulação e Compartilhamento
Quando: de 15 e 16 de Julho (Sexta e Sábado)
Onde: SESI Uberaba e Praça Rui Barbosa


Programação Completa:
15/07 – Sexta-feira
Atividade: COMPARTILHAMENTO COM O GRUPONTAPÉ
Palestra: “A cultura como fator estratégico para o desenvolvimento” – Rubem dos Reis
Horário: 18h
Local: Casarão (SESI)

Espetáculo: POR DE DENTRO
Horário: 20h30
Local: Teatro do SESI Minas
Ingresso: R$20,00 e R$10,00
Sinopse: “Por de dentro” inaugura nova fase de maturidade do Grupontapé, que em 2016 completa 22 anos de estrada. Inspirado na literatura de Guimarães Rosa, o novo trabalho do grupo aborda questões universais do humano, sob a ótica do homem de Minas Gerais.
Classificação indicativa: 16 anos | Duração: 70 minutos |

Data: 16/07 – Sábado
Atividade: COMPARTILHAMENTO COM O GRUPONTAPÉ

Palestras: “A eficiência como fator de sustentabilidade” – Katia Bizinotto e
“Teatro aplicado: sustentabilidade e desenvolvimento humano” – Katia Lou
Horário: 9h às 12h
Local: Casarão (SESI)

Espetáculo: BALAIO POPULAR
Horário: 12h
Local: Praça Rui Barbosa
Classificação: livre
Aberto ao público 

Sinopse: “De forma lúdica o espetáculo “Balaio Popular” é um convite para a valorização das nossas raízes, com  brincadeiras, parlendas, cantigas e histórias do povo, tudo num só balaio”.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Uberaba-MG receberá a II Jornada Cultural e dois espetáculos do Grupontapé de Teatro
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial