quinta-feira, 7 de julho de 2016

Gabriel Garcia Márquez de Jornalismo Cultural: inscrições abertas

Fundada em 1994 pelo jornalista e escritor Gabriel Garcia Márquez, abre inscrições para sua bolsa de jornalismo cultural. Os selecionados visitarão as cidades de Cartagena de Indias e San Basilio de Palenque, na Colômbia, de 29 de agosto a 3 de setembro, para realizar uma série de oficinas, além de produzir reportagens relacionadas ao jornalismo cultural.
Os interessados devem realizar suas inscrições até 12 de julho. Ao todo, serão selecionados 15 jornalistas de todo o mundo, que trabalharão durante seis dias para produzir peças jornalísticas (crítica ou entrevista e uma reportagem) que deverão publicar posteriormente.
Na edição de 2016, a bolsa tem como objetivo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento das habilidades dos participantes no jornalismo cultural em geral, além de ressaltar a importância da narração da diversidade ao explorar a contribuição que a população de origem africana teve e tem no desenvolvimento cultural do Caribe. A bolsa também objetiva a reflexão sobre o papel do jornalismo cultural em uma era em que produtores e audiências tem uma comunicação mais direta, facilitada pelas ferramentas digitais.
Cartagena de Indias é o centro emocional da vida e obra de Garcia Márquez, além de ser a cidade-sede da FNPI. San Basilio de Palenque foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2008.
Os bolsistas realizarão coberturas e reportagens nas duas cidades, além de trabalhar suas histórias em oficinas e clínicas personalizadas. Personagens importantes da vida cultural local também participarão dos encontros e conversas, que serão organizados pelos professores da FNPI: Héctor Feliciano (Porto Rico) e Jonathan Levi (Estados Unidos), com o acompanhamento de professores convidados Ellah Wakatama Allfrey (Zimbabué) e Luis Rafael Sánchez (Porto Rico), além de especialistas locais e internacionais.
Para participar da bolsa, os interessados devem ter experiência na cobertura de assuntos culturais, com ênfase na cultura popular, e na cobertura de temas raciais. Devem ter fluência em inglês, no mínimo três anos de experiência jornalística e devem trabalhar ou publicar com frequência nos meios impresso ou digital.
No total serão 15 vagas, 5 para jornalistas colombianos, 5 para jornalistas latino-americanos e 5 para jornalistas de outros continentes. Todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação e seguro de vida serão cobertas pela FNPI.
A bolsa foi criada em 2012 com o objetivo de estabelecer uma programação internacional de formação e criação jornalística que permite que jornalistas vindos dos cinco continentes tenham a oportunidade de compartilhar experiências, fortalecer suas capacidades jornalísticas para a produção de jornalismo cultural, conhecer a Colômbia e narrar em inglês e espanhol as histórias culturais em que se mesclam a riqueza das manifestações populares com cenários de vanguarda para a literatura, a música, o cinema e as artes visuais.


Fonte: site da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Gabriel Garcia Márquez de Jornalismo Cultural: inscrições abertas
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial