quarta-feira, 6 de julho de 2016

Empresas promovem ações para cuidar da saúde e qualidade de vida dos colaboradores

Alcançar a qualidade de vida é o grande anseio do ser humano. E quando falamos em qualidade de vida, envolvemos vários fatores como o bem estar físico, mental, psicológico, emocional, relacionamentos sociais, como família e amigos, além da saúde, educação e outros parâmetros que afetam diretamente o cotidiano das pessoas. Neste contexto, tudo isso está inserido no meio organizacional das empresas, já que o profissional passa grande parte do tempo no trabalho, com o objetivo de prevenir e tratar problemas como pressão, desgaste e estresse.
No Hospital Santa Genoveva, em Uberlândia, esse conceito é trabalhado com o Programa de Qualidade de Vida que foi implantado para proporcionar um clima organizacional mais tranquilo, melhorar a saúde da equipe e, consecutivamente, a produtividade. “Iniciamos um trabalho de levantamento do uso do nosso plano de saúde, perfil nutricional dos funcionários e também dos atestados. Mediante os dados, demos início a dois grupos terapêuticos: psicológico e nutricional. No primeiro, os colaboradores farão terapia em grupo. No nutricional, reeducação alimentar, além de palestras e atividades gratuitas semanais, como a Zumba, pois a intenção é tratar a mudança de hábitos”, explica Carolina Silva, psicóloga e coordenadora do Gestão de Pessoas.
Já no COT – Centro Oncológico do Triângulo, o objetivo é trabalhar a prevenção ao câncer com o público interno. “Após uma avaliação, filtramos três grupos: Índice de Massa Corporal (IMC), fumo e parente de 1º grau com menos de 50 anos que tenha câncer. Aqueles com IMC acima de 30 entrarão em um programa para perda de peso. Todos farão exames de avaliação metabólica e acompanhamento com médico, nutricionista e psicóloga. Já os com alta carga tabágica, passarão por avaliação médica, com tomografia de tórax e, posteriormente, retorno com o médico e psicóloga para orientações motivacionais. Os com parentes de primeiro grau, com menos de 50 anos, passarão por avaliação médica e farão exames de rastreamento conforme o tipo de tumor do familiar”, explica o médico responsável pela pesquisa, o oncologista, Rogério Araújo. Nesta instituição, a intenção é estender o projeto para o público externo, começando futuramente com a Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Sobre o COT
Fundado em 1998, o COT - Centro Oncológico do Triângulo oferece serviços que vão desde o atendimento médico, aplicação de quimioterapia até pronto atendimento oncológico. Hoje conta com um corpo clínico com mais 20 profissionais que atendem em 10 especialidades diferentes. Desde sua fundação, o Centro Oncológico do Triângulo vem aprimorando suas tecnologias para o tratamento do câncer com aparelhos avançados de radioterapia, quimioterapia e radiocirurgia, prezando sempre o atendimento personalizado e a humanização, qualidades que consagram o COT como referência no tratamento do câncer.

Sobre o Hospital Santa Genoveva

Reconhecido como um Centro de Excelência do Triângulo Mineiro, sobretudo em alta complexidade, o Santa Genoveva, além de possuir uma estrutura composta por aparelhos de alta tecnologia, como a Sala Híbrida (tecnologia de última geração para centro cirúrgico), também oferece atendimento de qualidade e humanizado, além de amplo corpo clínico, com mais de 200 especialistas, findando oferecer aos clientes melhores condições de tratamento. Hoje, apesar de não realizar atendimentos pelo SUS, o Santa Genoveva adquiriu uma ampla lista de convênios, favorecendo assim uma grande facilidade de acesso aos seus clientes.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Empresas promovem ações para cuidar da saúde e qualidade de vida dos colaboradores
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial