segunda-feira, 11 de julho de 2016

Dia Nacional da Saúde Ocular: detecção precoce evita doenças

O Dia Nacional da Saúde Ocular, dia 10 de julho, foi criado com o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade de se adotar hábitospreventivos para a saúde dos olhos, como a visita regular a um oftalmologista. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 75% dos casos de cegueira no mundo resultam de causas que poderiam ter sido identificadas e tratadas.
Ser avaliado regularmente é uma medida simples que ajuda a identificar doenças que podem levar a complicações sérias, inclusive à cegueira, como a catarata, retinopatias, ceratocone, tracoma, diversos tipos de glaucoma entre outros.
Para a oftalmologista Ioná Guedes, do Hospital Santa Clara, os cuidados com a saúde ocular devem ser periódicos. “O check-up ocular através de uma avaliação clínica oftalmológica regular permite analisar as condições visuais do indivíduo, detectando possíveis doenças em fase assintomática e assim, evitando problemas oculares graves. A idade para iniciar estes cuidados é ainda intra útero com vacinação e exames durante o período gestacional para se evitar doenças que podem causar cegueira e comprometimento neurológico na criança”, afirma.
A catarata (lesão que opacifica a lente natural do olho, o cristalino) é considerada a maior causa de cegueira evitável no mundo, podendo acometer um em cada dois idosos. Mas engana-se quem pensa que apenas idosos sofrem desta condição pois mesmo crianças ou jovens podem ser acometidos.
Por outro lado, existem doenças que levam a cegueira em caráter irreversível. Neste grupo, a principal causa é o glaucoma. Este é um caso que exemplifica muito bem a necessidade de detecção precoce, já que em seu início, a doença é assintomática e a percepção da perda visual começa a ocorrer apenas em um estágio mais avançado.
Algumas condições que alteram a visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo podem ser identificadas desde o nascimento ou muito cedo na infância, quando as crianças ainda são incapazes de perceber irregularidades em sua visão. “Após o nascimento, ainda na maternidade, o teste do olhinho serve para triar os possíveis problemas congênitos que impactariam de forma grave no desenvolvimento visual e global da criança. As avaliações rotineiras devem seguir por toda infância e adolescência para diagnosticar e tratar precocemente problemas visuais que podem até comprometer o rendimento escolar”, disse a especialista.
Os cuidados com a saúde ocular devem se estender por toda a vida para possibilitar o tratamento doenças e questões naturais inerentes ao envelhecimento. Cuidar da visão deve ser rotina para ver a vida sempre com bons olhos.

Confira 6 dicas importantes para cuidar bem da sua saúde ocular:
1. Faça um exame oftalmológico completo regularmente;
2. Conheça o histórico de saúde ocular da sua família;
3. Faça uma alimentação saudável e rica em vegetais e frutas que previnem doenças oculares;
4. Use óculos solar de boa qualidade e sempre com fator de proteção ultra violeta;
5. Mantenha seus olhos lubrificados, piscando de forma completa e regular;
6. Lave suas mãos e higienize suas lentes de contato adequadamente;
7. Medicações e colírios, somente após consulta e prescrição médica.


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Dia Nacional da Saúde Ocular: detecção precoce evita doenças
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial