terça-feira, 12 de julho de 2016

Como controlar a ansiedade durante uma entrevista de emprego?

Um suor frio nas mãos, coração acelerado, voz baixa, mãos trêmulas. Estes são os sintomas da ansiedade, principalmente a causada pela Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), que atinge de 70% a 80% das pessoas em todo o mundo e é prejudicial também durante uma entrevista de emprego. Com vagas de trabalho cada vez mais escassas é primordial manter o equilíbrio emocional durante um processo seletivo, mas não é fácil. 
A especialista em comportamento humano e master coach, Hérica Santos, afirma que não basta apenas estar preparado para evitar o nervosismo, é preciso ter autoconhecimento. 
“Investir em autoconhecimento é buscar descobrir os pontos fracos e pontos de melhoria, as principais habilidades e capacidades  e se autodesenvolver. A ansiedade excessiva  pode gerar certa dificuldade para gerir suas ações e transmite insegurança. Ele pode ser a pessoa mais capacitada e qualificada para a vaga, mas não consegue expressar estas qualidades durante o processo e é desclassificado. Quando nos conhecemos bem, compreendemos nossas limitações, e trabalhamos de forma consciente, podemos entregar o nosso melhor  e isso ajuda na hora de uma entrevista. O autoconhecimento faz a pessoa buscar soluções para o crescimento”, explica.
E por que para quem sofre com ansiedade é tão difícil manter o controle? O psicólogo Miguel Soares esclarece que a ansiedade pode gerar sintomas psicossomáticos, como dores de cabeça e musculares, agressividade, preocupações excessivas, irritabilidade, sentimento de culpa e autopunição. “Quem sofre de ansiedade precisa se esforçar para desacelerar o pensamento, pensar antes de agir, censurar cada ideia que perturba e incomoda”.

Então o que fazer nessa hora? A master coach Hérica Santos esclarece que antes de qualquer entrevista de emprego, o ideal é conhecer a empresa na qual participará da seleção, conhecer qual a  visão, missão e valores da instituição. Com a internet isso fica fácil. Outra dica é conhecer sobre o cargo. “Depois é só encarar esse processo de maneira mais leve, falar devagar, com firmeza, objetividade e sinceridade. Muitas pessoas buscam livros de autoajuda, ou algo mais eficaz como o Coaching, que pode ajudar o candidato a se autoconhecer e acelerar os resultados”.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Como controlar a ansiedade durante uma entrevista de emprego?
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial