segunda-feira, 18 de julho de 2016

Atuações inesquecíveis e prêmios marcam carreira de Matheus Nachtergaele

Absoluto sucesso de público e crítica, espetáculo “Processo de ConSCerto do Desejo” traz o grande ator a Uberlândia na próxima semana 

Matheus Nachtergaele é um ator e diretor brasileiro com intensa atuação no teatro, cinema e televisão. Iniciou a carreira teatral com o cultuado diretor paulista Antunes Filho, em 1989. No ano seguinte, ingressou na Escola de Arte Dramática (USP-SP), e logo estreou nos palcos profissionalmente.
Com o grupo Teatro da Vertigem, fundado em 1992 e dirigido por Antônio Araújo, protagonizou os espetáculos 'Paraíso Perdido' e 'O Livro de Jó', recebendo por estas atuações prêmios de melhor ator, entre eles os prêmios Shell, Mambembe e APCA. Em seguida, atuou nos espetáculos 'Da Gaivota', 'Woyzeck' e 'A Controvérsia', todos premiados e bem recebidos pelo público e pela crítica especializada.
Nos cinemas, estreou sob a direção de Bruno Barreto, em 1997, com o filme 'O que é isso, Companheiro?'. Desde então, Matheus atuou em cerca de trinta filmes de longa-metragem, como 'Central do Brasil' e 'O Primeiro Dia', de Walter Salles Jr, 'O Auto da Compadecida' e 'O Bem Amado', de Guel Arraes, 'Cidade de Deus', de Fernando Meirelles e 'Amarelo manga', 'Baixio das Bestas' e 'Febre do Rato', de Claudio Assis. Por estes e outros trabalhos recebeu inúmeros prêmios como ator, incluindo APCAs, dois Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e outros muitos em Festivais de Cinema, como o Cine PE, Cine Ceará, e Festival do Rio.
Fez sua estreia cinematográfica em 2008, como roteirista e diretor do longa-metragem 'A Festa da Menina Morta', exibido na mostra 'UnCertainRègard' na Seleção Oficial do Festival de Cannes. O filme recebeu diversos prêmios em várias categorias em festivais de cinema no Brasil e no exterior. E no conceituado Festival de Chicago, no Festival de Cinema de Gramado e no Festival do Rio, Matheus Nachtergaele recebeu o prêmio de Melhor Diretor.
Na televisão atua continuamente em produções da Rede Globo de Televisão, onde destacam-se: Furacão', 'Os Maias', 'Decamerão', 'Ó Paí, ó!', 'Da Cor do Pecado', 'América', 'Cordel Encantado' e no remake de 'Saramandaia', estrelando como o 'Seu Encolheu'.
Em 2014, foi convidado pelo grupo “Entre & Vista” para dirigir o espetáculo “O País do Desejo e do Coração”, de Wiliam B. Yats, em Tiradentes. No cinema, lança o filme “Trinta”, com direção de Paulo Mackline. Com a estreia da Série "Zé do Caixão" no Canal Space, em novembro de 2015, colheu elogios da crítica.
Ainda em 2015, foi premiado como Melhor Ator, no Festival de Cinema de Gramado, com o longa “Big Jato”. Com direção de Cláudio Assis, o filme entra em cartaz a partir de junho de 2016. Dos projetos realizados em 2014 também atuou em "Mãe Só Há Uma", da diretora Anna Muylaert, longa que colheu elogios no Festival de Berlin 2016. É protagonista do curta "Quando Parei de Me Preocupar com Canalhas", de Tiago Vieira. Também filmou em Buenos Aires (2015), com Lucrecia Martel, o longa "Zama", com a personagem Vicuña Porto, em fase de finalização.

A vez de Uberlândia...
É esse grande artista que o Teatro Municipal de Uberlândia receberá para apresentação de uma obra-prima muito especial para Nachtergaele. “Minha Mãe, a poeta Maria Cecília Nachtergaele, faleceu quando eu era um bebê de três meses. Dela, me restaram seus poemas, lindos e maduros, escritos de uma jovem mulher moderna e triste, e essa veia que me marca a testa quando rio ou choro muito. Em “Processo deConscerto do Desejo”, acompanhado pelo jovem violonista Luã Belik e do violinista Henrique Rohrmann, direi finalmente os poemas que guardei nos olhos e na alma como única herança dela”, diz o ator, reconhecido pela intensidade com que se entrega aos seus papéis, e que vislumbrou no teatro o palco ideal para se reconciliar com a falta perturbadora provocada pelo suicídio de Maria Cecília.

Serviço:
Espetáculo Processo de ConSCerto do Desejo
Quando: Sexta (22) e sábado (23) de julho, às 20h30
Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070, Uberlândia, MG
Ingressos em: www.megabilheteria.com; Antônio Carrijo & Ionez Morais Hair Stylist, no Griff Shopping e na loja Provanza do Center Shopping.
Valores: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada)

Classificação: 16 anos

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Atuações inesquecíveis e prêmios marcam carreira de Matheus Nachtergaele
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial