segunda-feira, 4 de julho de 2016

ATMA lança edição com foco em Autismo e Down

Alexandra Rôso e Elisa Araújo são as diretoras da publicação distribuída gratuitamente, que traz como ação social uma bolsa com estampa do artista Lucas Ksenhuk com renda para o grupo Laço Azul 

A terceira edição da Revista ATMA,  lançada nesta sexta-feira, 1º, no Centro de Cultura José Maria Barra, fala sobre Autismo e Síndrome de Down evidenciando histórias e conteúdo informativo por meio de entrevistas e matérias com especialistas em fisioterapia, medicina ortomolecular, psicologia, fonoaudiologia, neurologia, cardiologia e direito, dirigida por Alexandre Rôso e Elisa Araújo, tendo como editora responsável a jornalista Rose Dutra e na direção de arte, Márcia Fonseca. 
A ação social nesta terceira edição é a venda de uma bolsa com estampa assinada pelo artista Lucas Ksenhuk, com renda revertida integralmente para o Grupo Laço Azul de Apoio aos Autistas de Uberaba.
O objetivo da Revista ATMA, em primeiro lugar, é trazer informações que diminuam o preconceito, exercitem a inclusão e, ao mesmo tempo, levem as pessoas à reflexão sobre a forma com que encaram o Autismo e/ou Síndrome de Down.
As pessoas com Down são muitas vezes vítimas de preconceito porque falta à população conhecimento sobre essa condição genética. É sempre interessante lembrar que a pessoa com Down apenas tem uma condição genética diferente do resto da população. Com relação ao autismo também há muita desinformação. E o que tem feito a diferença na cidade é o trabalho do grupo Laço Azul, que promove encontros, eventos e palestras com alguns dos mais conceituados especialistas em autismo no país.
A estilista Fabiana Milazzo assina o editorial de moda com a Coleção Azul. “Não tenho contato direto com autistas ou Down, mas admiro o trabalho de  conscientização que vocês estão realizando e acredito que o conhecimento sobre ambos poderá ajudá-los a conquistar ainda mais seu espaço na sociedade.”
Lucas Ksenhuk estampa a capa da edição. Com 14 anos, ele é autista artista, tendo como inspiração as obras de Van Gogh e Romero Britto. Sua criatividade extrapola as telas e vai para capacetes, tênis e até instrumentos musicais. Muita cor e formatos povoam a sua mente brilhante e tantas belas obras que fazem parte de exposições pelo Brasil.

LANÇAMENTO – O evento de lançamento atraiu expressivo público ao teatro, entre eles a assessora de Novos Projetos da Prefeitura de Uberaba, Angela Dib, que no ato também representou o prefeito Paulo Piau, além do vereador Franco Cartafina, autor do projeto que criou o Dia Municipal do Autismo. O vereador Kaká Carneiro compareceu acompanhado do pai Edmur e do irmão Ju, que tem down e está entre os destaques da publicação.
Muito desconhecimento ronda o autismo, por isso, a abertura contou com um vídeo mostrando como os autistas enxergam o mundo. Em seguida, Karla Coelho falou em nome do grupo Laço Azul ressaltando a gratidão pelo empenho de toda a equipe da revista ATMA. Disse que a revista tem importância ímpar, pois traz as informações e os alertas imprescindíveis para melhorar a qualidade de vida dos autistas. Além da ação social, pois quem comprar a bolsa ajudará o grupo a manter os seus projetos que já beneficiam mais de 70 famílias na cidade e ampliá-los para fortalecer as ações do Laço Azul.
Os integrantes da equipe foram convidados para subir ao palco: Alexandre Cury, André Santos, Fernanda Coelho, Gicele Gomes, Luiza Coelho, Karine Gonçalves, Karla Coelho, Márcia Fonseca, Mariangela Camargos e Rose Dutra, enquanto as diretoras Elisa Araújo e Alexandra Rôso eram chamadas para fazer uso da palavra.
Elisa destacou o amor. Disse que todos os envolvidos na produção da revista estavam ligados pelo desejo de fazer uma revista de qualidade e com o objetivo de ajudar as pessoas. Contou que a escolha do tema se deve ao aumento da incidência, em especial de autistas. "Uma pessoa em cada 68 é autista. Já são mais de 70 milhões de autistas no mundo, destes mais de 2 milhões no Brasil."
Alexandra Rôso cumprimentou a todos e agradeceu à equipe que faz parte desta edição. Ressaltou que além de incentivar as pessoas a Viver o Bem cultuando os verdadeiros valores da vida, a ATMA objetiva, também, valorizar as pessoas que mesmo enfrentando limitações conseguem superar as adversidades e sorrir para a vida. Depois de destacar câncer, HIV/Aids e Autismo/Down, na próxima edição, Alexandra revelou que a revista jogará foco sobre um tema que está cada vez mais fazendo parte das famílias: Alzheimer, que acomete 35 milhões de pessoas em todo o mundo. 

Crianças autistas ao lado de integrantes do grupo Laço Azul distribuíram rosas azuis a todos os membros da equipe ATMA. em um dos mais emocionantes momentos da noite, que ainda contou com elenco da Academia Beth Dorça, que apresentou a coreografia Planeta Terra, de Michelle Dorça e Jonatha Martins, com música de Michael Jackson. Encerrou o evento, coquetel servido pelo Buffet Michel, no foyer do teatro, ao som do talentoso cantor Libêncio. A revista tem distribuição gratuita e acompanha a bolsa que pode ser adquirida com o Laço Azul, pelo telefone (34) 3312-7360.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

ATMA lança edição com foco em Autismo e Down
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial