quinta-feira, 23 de junho de 2016

Estudantes têm encontro com elenco de Dorotéia

Alunos do Colégio Nacional e do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia têm oportunidade de se encontrarem com atores experientes e renomados, como: Rosamaria Murtinho, que comemora 60 anos de carreira, Letícia Spiller, Alexia Deschamps, Dida Camero, Anna Machado e Jaqueline Farias - do elenco de Dorotéia, além do diretor, Jorge Farjalla. Nesta quinta (23), às 16h, o encontro acontece no Colégio Nacional, e na sexta (24) na UFU o encontro é às 10h.
Para produtor da peça - em cartaz em Uberlândia somente de 24 a 26 de Junho no formato teatro arena montado exclusivamente para isso no Colégio Nacional, Carlos Guimarães Coelho, o encontro dos alunos com os atores é um momento ímpar, em que poderão trocar conhecimento e experiência. “O texto de Dorotéia é antigo, porém a peça muito contemporânea. Estar com o diretor Farjalla e com atores do porte dos que integram o elenco de Dorotéia é sem dúvida uma experiência riquíssima”, disse.

Sinopse de Dorotéia
Dona Flávia, a matriarca da família, recebe Dorotéia, ex-prostituta, que largou a profissão após a morte do filho e vai buscar abrigo na casa de suas primas, onde, junto com Dona Flávia, vivem Maura e Carmelita, num espaço sem quartos e onde há 20 não entra homens. Três viúvas puritanas e feias que não dormem para não sonhar e, portanto, condenadas à desumanização e à negação do corpo, dos sentimentos e da sexualidade.
Arrependida, Dorotéia procura abrigo na sua família e é, em alguns momentos, questionada por Dona Flávia, a prima mais velha, que, mesmo com sua raiva, implicância e orgulho, faz de tudo para removê-la da ideia, às vezes com uma nesga de afeto, de fragilidade e disfarçados gestos de acolhimento, mas contando que ela aceite as condições de viver naquela casa. Dorotéia, linda e amorosa, nega o destino e entrega-se aos prazeres sexuais. Este é seu crime, e por ele pagará com a vida do filho e buscando a sua remissão.
Na história desta família de mulheres, o drama se inicia com o pecado da avó, que amou um homem e casou-se com outro. É neste momento que recai sobre todas as gerações de mulheres da família a “maldição do amor”. Elas estão  condenadas a ter um defeito de visão que as impede de ver qualquer homem, se casam com um marido invisível e sofrem da náusea nupcial – único sinal de contato que teriam em toda vida com o sexo masculino. Dorotéia, em troca de abrigo, aceita se tornar tão feia e puritana como as primas.

Serviço:
Espetáculo: “Dorotéia”
Texto: Nelson Rodrigues
Direção e Encenação: Jorge Farjalla
Elenco: Rosamaria Murtinho, Letícia Spiller, Alexia Deschamps, Dida Camero, Anna Machado e Jaqueline Farias
Local: Colégio Nacional – Avenida Araguari, 120 – Bairro Martins – Uberlândia
Temporada: 24 a 26 de junho de 2016
Horário: Sexta-feira, sábado e domingo, às 20h30
Preço: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia)
Vendas: Greta Cauê – Av. Rondon Pacheco, 1413, Uberlândia (MG); Provanza Aromas e Sabores – Av. Raulina Fonseca Pascoal, 700, Centro, Catalão (GO); e no site www.megabilheteria.com
Classificação: 16 anos


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Estudantes têm encontro com elenco de Dorotéia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial